O melhor do basquete está de volta

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 14 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Terça-feira, depois de muita expectativa, enfim, a temporada 2018/19 da NBA começa. Em quadra, logo o jogo que, pra mim, será a decisão do Leste, entre Boston Celtics e Philadelphia 76ers. O time celta terá novamente seu quinteto ideal em quadra, aquele que ficou poucos minutos em ação na temporada passada, já que Gordon Hayward quebrou a perna no primeiro jogo. Essa lesão, no entanto, teve uma consequência boa para a franquia de Boston, já que Jayson Tatum teve bastante tempo de quadra e se tornou uma das principais peças da equipe. Com Kyrie Irving saudável, Al Horford e Jaylen Brown, o Celtics larga como favorito para a sua conferência.

Já o 76ers entra em mais um ano de intenso desenvolvimento. O núcleo do time é jovem, com imenso potencial e agora tem Markelle Fultz, primeira escolha do draft do ano passado, como titular, após se recuperar de lesão e aprimorar sua mecânica de arremesso. Com Ben Simmons, Joel Embiid, Dario Saric e Robert Convigton, a gente não sabe bem até onde a equipe pode ir. Mas a certeza é que é alto.

Desafiando essa dupla, o Toronto Raptors segue uma incógnita. Não para a temporada regular, onde deve garantir sua vaguinha entre os quatro melhores, mas para os playoffs. Agora, com Kawhi Leonard como grande estrela (pra mim, top 10 da liga, no mínimo), o Raptors precisa apagar a fama de amarelão. Ali na cola, a briga vai ser intensa com Milwaukee Bucks, Washington Wizards, Indiana Pacers e, talvez, Detroit Pistons.

No Oeste, pra variar, a briga vai ser boa. O Golden State Warriors, que também estreia na noite de abertura da temporada, está cada vez mais forte. DeMarcus Cousins pouco vai ajudar na temporada regular, já que se recupera de um rompimento de tendão de Aquiles. Mas, se tudo correr dentro do planejado, ajudará o atual bicampeão demais na busca do tri. O Houston Rockets, derrotado na final da conferência na última temporada, também se reforçou, levando Carmelo Anthony que, se não é mais o mesmo allstar do passado, ainda tem muita condição de adicionar talento e poder de decisão a uma equipe. 

A grande incógnita será o Los Angeles Lakers. Já parte com a obrigação de conquistar uma vaga nos playoffs, afinal, agora conta com LeBron James. Os outros reforços do time de Los Angeles são jogadores medianos, tirando Rajon Rondo, mas a equipe conta com talento em erupção em Lonzo Ball, Brandon Ingram e Kyle Kuzma. Creio que pouco para chegar à decisão do Oeste, mas suficiente para dar trabalho a outras franquias. 

Entre as novidades em quadra, estou curioso para ver o esloveno Luka Doncic em ação. O jovem ala-armador tem tudo para ser uma grande estrela na liga, após conduzir seu país ao título europeu e o Real Madrid a abocanhar a Euroliga. Tudo isso com 19 anos. Entre os brasileiros, a temporada tem tudo para ser dura. Nenê cada vez se aproxima da aposentadoria. Raulzinho e Felício não devem ter muitos minutos em quadra. Bruno Caboclo foi liberado e não seguirá no Rockets. 

MMA Patético o “espetáculo” após a luta entre Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor, no dia 6. A culpa principal é de Dana White, que sempre passou a mão na cabeça do irlandês quando este passou do ponto, seja no trash talking ou quando arremessou objetos no ônibus em que Khabib estava e machucou outros lutadores. Um dia a conta chega.

Ivan Dias Marques é subeditor de Esporte e escreve aos sábados.