O perfil das concessionárias

Por Antonio Meira Jr.

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 16 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A rede Hyundai foi a que mais recebeu clientes por concessionária em 2018 (Foto: Divulgação) A Hyundai foi a marca que mais recebeu visitantes por concessionária no ano passado, a informação é da In Loco Location Intelligence. De acordo com a pesquisa, a rede Toyota ficou na segunda colocação, seguida pela Honda. Para chegar a este cálculo, a consultoria analisou 12 marcas e levou em conta o número de pontos de venda de cada empresa e o relacionou com a média de visitantes únicos por loja. Dessa forma, é possível medir a eficiência dos pontos de venda. O cenário muda quando o assunto é o volume total de visitas. Nesta análise, a Chevrolet foi a líder, seguida por Fiat e Volkswagen. Outro ponto do estudo releva a preferência por sexo. As marcas que acumulam o maior percentual de visitas do público masculino são Toyota, com 64,1%, Nissan, com 63,81%, e Renault, com 63,74%.  Já as concessionárias que mais atraem visitantes do gênero feminino são Volkswagen, 39,53%, Chevrolet, 38,93%, e Mitsubishi, 38,58%. Mas, mesmo nesses pontos de venda, o público é majoritariamente masculino. As fabricantes que tiveram seus pontos de venda analisados foram: Chevrolet (600 concessionárias), Fiat (521), Ford (365), Honda (219), Hyundai (211), Jeep (191), Mitsubishi (188), Nissan (176), Peugeot (90), Renault (294), Toyota (257) e Volkswagen (500).

GTI SEDÃ A aguardada configuração GLI do Volkswagen Jetta foi apresentada no Salão de Chicago. O sedã utiliza a mesma mecânica que é aplicada no Golf GTI: motor 2 litros turbinado e câmbio automático com dupla embreagem de sete velocidades - para alguns mercados haverá a opção de manual de seis marchas. O motor rende 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, mas a Volkswagen não divulgou os dados de desempenho. Mas podemos esperar números similares ao do Golf GTI: o hatch vai aos 100 km/h em 6,3 segundos. A antiga versão Highline equipada com o 2.0 TSI EA211 de geração anterior (211 cv e 28,6 kgfm) fazia o zero a 100 km/h em 7,5 segundos. Se o seu desempenho se confirmar, o Jetta GLI será o sedã médio mais rápido do mercado brasileiro. PRIMEIRO O PREÇO A nova geração do BMW Série 3 já está em pré-venda no Brasil. Inicialmente a fabricante alemã revelou o preço de apenas duas versões, a M Sport e Sport. A configuração topo de linha M Sport é oferecida por R$ 269.950 e a Sport por R$ 50 mil a menos. A versão M Sport chegará em março e a Sport chega ao país em junho. Sempre equipados com um motor 2 litros que rende 258 cv de potência e entrega 40,8 kgfm de torque, os modelos se diferem pelo acabamento. AU REVOIR A Peugeot não vai mais importar para o mercado brasileiro dois modelos produzidos na Argentina: 308 e 408. O emplacamento de apenas 739 unidades do sedã e 434 do hatchback durante o ano passado justifica a decisão da fabricante francesa. Somados, ambos emplacaram em um ano o mesmo que o Chevrolet Onix costuma vender em dois dias. O foco da Peugeot será no 208, um hatch compacto, em três utilitários esportivos (2008, 3008 e 5008) e em veículos comerciais (Boxer, Expert e Partner). As concessionárias ainda possuem o 308 e o 408 em estoque e devem praticar bons preços. Vale tentar um bom desconto. O sedã 408 e o hatch 308 não serão mais vendidos no Brasil (Foto: Marina Silva/CORREIO