O picolé não é brinde, não... É pra testar o nível de honestidade do cliente mesmo

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Publicado em 25 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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O Shopping Itaigara abraçou um projeto socioeducacional que pretende despertar o lado  bom das pessoas e medir até que ponto elas  se deixam levar pelas facilidades em cometer uma infração. Trata-se da operação do quiosque de picolés da sorveteria BomNocô, instalado desde o sábado (22/9) no piso G1. Não há funcionários para vender ou se certificar do pagamento. Há apenas uma campanha de conscientização de relação de confiança entre o produtor e o consumidor. Um freezer guarda os produtos, vendidos a R$ 2 cada. Ao lado fica uma caixa, onde os consumidores devem depositar o valor relativo à quantidade de picolés retirados do freezer. Os clientes farão o autoatendimento e o pagamento será realizado voluntariamente. Quem quiser, pode, inclusive, se aproveitar da ausência de funcionários para retirar os picolés e não pagar nada. A ação é uma iniciativa do projeto ‘Lobo Bom’ criado há um mês por Manoel Argollo. “Eu acredito que quem pegar o picolé sem pagar, um dia retornará para deixar o dinheiro. Quem doa fica satisfeito, quem recebe também”, afirma. Parte do valor arrecadado com o projeto destina-se a projetos sociais do Hospital Martagão Gesteira e da Organização Bom Samaritano.

Lados - O projeto Lobo Bom x Lobo é inspirado lenda Cherokee que trata do conflito entre os dois lobos que há dentro do ser humano, o bom e o mau. Os dois vivem em conflito e vence aquele que for mais alimentado. “Sou educador e acredito que temos de alimentar nosso lobo bom e ajudar os outros a alimentarem seus lobos bons também”, conta Manoel. Ele acredita que o projeto deve ter, sim, perdas materiais, mas que nenhuma consciência será perdida. “A pessoa que pegar e não voltar para pagar ficara com dor de consciência, saberá que está alimentando seu lobo mau”, afirma. Ele crê tanto em seu projeto que diz que só vai contar a quantidade de picolés retirados do freezer uma vez por mês. A ação terá duração de 3 meses e a previsão é a de que o freezer seja abastecido com 440 picolés por mês. No sábado, primeiro dia do projeto, foram arrecadados R$ 88.  

Sebrae tem R$ 9 milhões para doar serviços de inovação

Ao todo, o Sebrae Bahia destinará, em 2018, até R$ 9 milhões para arcar com a fatia de 70% dos serviços prestados pelo programa Sebraetec para micro e pequenos empresários do estado. O programa atua com consultorias com foco em inovação, produtividade, qualidade, serviços digitais, propriedade intelectual, sustentabilidade e design, sendo que o Sebrae subsidia 70% do custo da consultoria. No ano passado, 3 mil pequenos negócios baianos participaram do Sebraetec, que foi lançado em 2007 e vem agregando mais soluções desde então. O índice de satisfação dos clientes atendidos é alto: mais de 91% deles recomendam o programa. Com base nas consultorias, os empreendedores vão poder criar marca, website ou desenvolver layout de embalagens e rótulos para seus produtos. Os interessados já podem solicitar os serviços do programa pelo site www.sebraetec.com. Lá microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (MPE) poderão ter acesso a mais de 120 opções de consultorias de inovação. É possível, por exemplo, que uma empresa desenvolva seu website arcando com apenas 30% do investimento, que, dentro do programa Sebraetec, representa R$ 885. Para este outros serviços, o custo para o empresário varia de R$ 130,50 a R$ 9 mi. 

Carrinhos de pipoca, hot-dog...

Sintoma da crise, o mercado de trabalho informal segue avançando na Bahia e no Brasil. E tem gente ganhando dinheiro com isso. O site OLX, uma plataforma que funciona como um classificados online, registrou, apenas na Bahia, um crescimento de 44,5% no número de itens anunciados na subcategoria Trailers e Carrinhos Comerciais, na comparação entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano (janeiro a março x abril a junho). Este dado é acompanhado de outros aumentos: 77,4% no número de anunciantes; 96% de vendedores de sucesso (que fecham negócio e entregam mercadoria) e de 45,7% de usuários interessados, que são aqueles que fizeram ao menos uma ação de contato com os anunciantes. A Bahia é, em 2018, o 5º estado com mais anunciantes nessa categoria, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Em termos nacionais, a plataforma anotou um avanço de 42% nas vendas da subcategoria na mesma base de comparação. 

Ambulante premiada

A soteropolitana Rosivânia Pereira Soares, com o Hot Dog do Sheik, foi destaque na categoria Vendedores Ambulantes do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, lançado no primeiro semestre deste ano pela cadeia de supermercados e que teve o resultado foi divulgado na semana passada. No segmento de Vendedores com Ponto Fixo, a cearense Maria do Livramento da Silva foi a premiada, com o Minimercado Glória; e na categoria de Vendas por Encomenda, a escolhida foi Tânia Mara de Souza, com sua Empadaria Caseira, do Rio de Janeiro. Rosivânia, de Salvador, disse que com o Prêmio, ela garantirá os estoques das mercadorias e vai reformar seu carrinho para, segundo ela, transformar em uma “limusine” do hot dog. O Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, uma iniciativa do Assaí Atacadista, por meio do Instituto GPA, foi criado com o objetivo de proporcionar a empreendedores e empreendedoras a oportunidade de desenvolverem competências e habilidades, oferecendo aperfeiçoamento, assessoria, integração e o estímulo que precisam para melhorarem a gestão de seus negócios.

Novas operações no S. Piedade   Diversificando o seu mix de lojas, o Shopping Piedade abriu novas operações. Foram inauguradas unidades da Farmácia Rio Branco, da Drograria Globo e da A Ótica Salvador. No setor de alimentação, o quiosque de açaí Vivaça é a novidade. No segmento de moda, a New Jeans chega com opções de roupas femininas e a Biotipo, com vestuário masculino e feminino. Outro destaque é a instalação da primeira loja em Salvador da Vixe Presentes, empresa que tem como característica principal produção de peças gráficas personalizadas e aplicações de marcas comerciais em objetos utilitários ou decorativos. Já para os amantes de ação, a grande novidade fica por conta da loja Airtudo, focada na modalidade de tiro esportivo, que vende armas de pressão de diversos calibres, além de material de pesca e artigos de esportes ao ar livre. O empreendimento também possui um ‘stand de tiro’, para que os consumidores possam treinar tiro ao alvo. De acordo com Juliana Brandão, coordenadora de marketing do centro de compras, as novas operações atendem às demandas do público. "Estamos sempre procurando oferecer as melhores opções para nossos clientes. As novas lojas agregam o nosso mix e mostra que estamos atentos as necessidades e desejos do público".

Nova feira de franquias em Salvador

Interessados em adquirir uma franquia podem agendar reuniões com as marcas que atuam em diversos segmentos e vão participar da primeira edição da FRANCHISE4U em Salvador, quinta (27/9), das 9 às 20 horas no Hotel Sol Bahia em Patamares. O evento que já aconteceu em Recife chega à capital baiana com o retrospecto de ter gerado mais de 2,5 mil reuniões entre possíveis investidores e marcas expositoras. O diferencial em relação a outras feiras do setor é justamente a possibilidade de o interessado pré-agendar a reunião com os representantes da marca pelo site do evento www.franchise4u.com.br, um ganho de tempo e energia tanto para as marcas quanto para os investidores. Cada reunião tem 30 minutos de duração e dá início ao relacionamento que pode acabar em um contrato. NA edição baiana, a feira conta com 44 marcas expositoras.

Marca baiana se expande pelo Brasil 

 Em plena expansão do seu sistema de franquias, a empresa baiana de perfumes para ambientes Acqua Aroma chega ao Mato Grosso com a abertura da primeira loja da marca em Cuiabá. A franquia será inaugurada no dia 04 de outubro no novo shopping da cidade, o Estação Cuiabá, no bairro Duque de Caxias. Com essa abertura, a Acqua Aroma atinge a marca de oito lojas abertas no Brasil, sendo a terceira neste ano. As outras operações ficam em Salvador e Lauro de Freitas (BA), São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP), e uma na cidade do Rio de janeiro (RJ). Além disso, os produtos da Acqua Aroma estão disponíveis no site e em revendas multimarcas espalhadas por todo o país

Mais fornecedores locais 

A Perini quer ampliar seu relacionamento com fornecedores locais e ao mesmo tempo atestar a qualidade dos produtos oferecidos a seus clientes. Exemplo disto é que o gerente de Negócios da empresa, Marcelo Bueno, tem ido à Chapada Diamantina para conhecer de perto a produção agrícola de itens já comercializados nas lojas da rede e também buscar novos fornecedores na região. Um dos fornecedores já visitados foi a Latitude 13°, produtor de café premium e parceiro exclusivo do Café Perini. Dos grãos produzidos na Fazenda Progresso, somente os da Latitude 13° ficam no Brasil; os outros 80% são exportados para a Europa e outras regiões. Também já foram visitados produtores de morango, batata, queijo, café, vinho e geleia, orgânicos, originários da agricultura familiar e que seguem alto padrão de controle e qualidade. 

Porto de Salvador preparado para movimentar cargas de energia renovável

O Terminal de Contêineres do Porto De Salvador (Tecon, empresa do grupo Wilsons Sons) alcançou a marca de movimentação de 300 mil m³ de cargas de projetos de energia renovável nos últimos cinco anos. O destaque da operação ficam para os parques eólicos e solares, concentrados na Bahia e região. As cargas de projeto são peças de grandes dimensões ou de alta tonelagem que não podem ser transportadas em contêineres. Segundo a empresa, o número é fruto do esforço do grupo e de sua capacidade de antecipar tendências de mercado. A expectativa do Tecon é de que em 2019/2020 a operação seja ainda mais relevante a partir da retomada do setor eólico a partir da realização de novos leilões de energia renovável. Devido à localização e infraestrutura já montada, o Porto de Salvador deve ser a porta de entrada para a maior parte dos equipamentos, já que os maiores vencedores dos leilões já estão instalados na Bahia e há a ampliação de estudos para a implantação de novos parques no Piauí e em Pernambuco, de acordo com Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon.

FIQUE POR DENTRO

Telefonia – A operadora TIM está mais atuante no Nordeste e aumentou sua capilaridade na região com mais de 350 novos pontos de venda. A previsão, segundo a operadora, é que até dezembro sejam registrados mais 150 pontos de venda na região.  Somente na Bahia, 11 cidades receberam novos PDVs: Luís Eduardo Magalhães, Livramento de Nossa Senhora, Juazeiro, Cruz das Almas, Maracás, Irecê, Casa Nova, Dom Basílio, Nazaré, Andaraí e Andorinha. Assim, os clientes destes municípios podem, além de comprar planos, chips e recargas, esclarecer dúvidas e acessar serviços de maneiras mais rápida e direta. 

Entregas – A startup Pegaki, que atua na área de logística, está iniciando operação em Salvador. Ela quer ser uma alternativa aos Correios e acaba de alcançar a marca de 20 mil entregas em pontos de retirada conectados a lojas do e-commerce. O volume representa cerca de R$ 2 milhões em produtos retirados nos seus 400 pontos espalhados em diversas cidades do país. Os pontos são operações de varejo que têm espaço ocioso para receber a encomenda, como hotéis, padarias, lavanderias, postos de gasolina e supermercados. A Pegaki conta com uma rede de transportadoras parceiras que enviam o produto até o estabelecimento escolhido e avisa ao cliente – que escolhe melhor data e local para retirar a encomenda -  quando a mercadoria chega. 

Acesso à água - A cerveja Stella Artois, por meio da sua campanha #1cálice5anos, iniciativa em parceria com Water.org, organização fundada, entre outros, pelo ator Matt Damon, impactou mais de 106 mil pessoas só com o que foi arrecado no Brasil em 2018. A cada venda de um cálice desenvolvido especialmente para o projeto, a marca doa parte da verba para a Water.org, que gera o equivalente a cinco anos de acesso a água limpa para pessoas que necessitam ao redor do mundo. 

Realidade aumentada – Um dos maiores temores de consumidores móveis é de que a peça comprada na loja termine por não ficar bem ou mesmo não caber no espaço reservado a ela na sua residência. Para resolver este problema, a Casas Bahia lançou um aplicativo de realidade aumentada que permite “ver” o móvel no local imaginado pelo consumidor. Mais de 200 móveis, com soluções para dormitório, sala de estar, sala de jantar, cozinha e escritório estão disponíveis na ferramenta que permite a visualização do produto escolhido no ambiente que o cliente preferir. Além disso, é possível salvar a imagem do produto e compartilhá-la através das redes sociais, WhatsApp e e-mail. 

*É editor de Economia e Negócios do CORREIO