O primeiro clássico espanhol da temporada sem Cristiano Ronaldo e Messi

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Clara Albuquerque
  • Clara Albuquerque

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

É cada vez mais comum que torcedores brasileiros torçam para times europeus. É onde estão os melhores jogadores do mundo e os maiores investimentos e são eles que disputam as competições mais valorizadas do futebol, como a Liga dos Campeões. A verdade é que as “regras” do jogo mudaram e, ainda que as gerações mais velhas sigam fiéis ao Bahia e ao Vitoria (não desistam!), existe uma turma vindo por aí que está muito mais preocupada com o resultado do último jogo do Barcelona, do Real Madrid, da Juventus, do Bayern de Munique, do Manchester United e por aí vai.

Os últimos dez anos da dupla espanhola foram determinantes pra isso. Barcelona e Real são os dois clubes estrangeiros de maior torcida no Brasil, segundo diversas pesquisas, e mesmo aqui na Europa, fora da Espanha, dá pra perceber que existe uma atenção maior com os dois, ainda que eles não sejam o primeiro time dos torcedores. Nesse período, o confronto entre Messi e Cristiano Ronaldo dividiu torcidas nos quatro cantos do planeta. O clássico, que já era gigante, cresceu ainda mais e se tornou o maior do mundo, assim como os dois jogadores, para a maioria dos especialistas no esporte.

No próximo fim de semana, as duas equipes se enfrentarão pelo Campeonato Espanhol. Será o primeiro clássico da temporada. E será sem Cristiano Ronaldo, agora jogador da Juventus,  e sem Messi, com uma lesão no braço sofrida na última vitória do Barcelona (onde ele marcou um gol e ainda deu uma assistência antes de sair de campo). Isso não acontece há mais de 10 anos. O último encontro sem a presença de um dos dois foi em dezembro de 2007, quando o português ainda estava no Manchester United. Messi já jogava pelo Barcelona, mas não atuou no clássico também por conta de uma lesão.

O clássico espanhol, sem a eterna rivalidade da dupla em campo, daqui a alguns anos, certamente será visto como um dos sinais de uma nova era que, necessariamente, virá: uma era sem Cristiano Ronaldo e sem Messi. Algo difícil (e triste) de imaginar, mas que começa se aproximar. Basta lembrar que no mês passado, também depois de dez anos, nem o português e nem o argentino foram eleitos como melhor jogador do mundo (o croata Modric levou o prêmio), ainda que a decisão tenha sido injusta para muitos. Em tempo, Cristiano Ronaldo já tem 33 anos e Messi, 31. Infelizmente, eles não poderão jogar pra sempre.Às claras Mais uma rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões começa hoje e, claro, muitos brasileiros entram em campo. Entre eles, Neymar, Marcelo, Coutinho, Roberto Firmino... e Rodrigo Becão! Isso mesmo, o zagueiro do Bahia, que há pouco tempo estava disputando o Campeonato Baiano, deve ser titular novamente na competição, jogando pelo CSKA onde está atuando por empréstimo. Becão ainda pertence ao clube baiano, tem apenas 22 anos e nasceu em Salvador. 

Antes de se mudar pra Rússia, ele não encontrava espaço no tricolor baiano. Há apenas alguns dias, teve a responsabilidade de parar o ataque do Real Madrid na maior competição de clubes do planeta. E conseguiu: o CSKA venceu a partida por 1x0. Eita que o mundo dá voltas!

*Clara Albuquerque é jornalista e correspondente na Europa