O que a rolha do vinho tem a dizer?

paula theotonio
09.10.2019, 09:49:44
Atualizado: 09.10.2019, 10:05:50

O que a rolha do vinho tem a dizer?


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


(foto/Paula Theotonio/divulgação)

O garçom abre seu vinho no restaurante e te entrega a rolha para que você a analise. Ao mesmo tempo, serve uma pequena quantidade do rótulo aberto numa taça. Sem provar o vinho, de onde você imagina que extrairá mais informações sobre a qualidade da bebida: do aspecto da rolha, ou das cores, aromas e texturas do líquido servido?

Ao contrário do que muitos pensam, as características da cortiça dá poucas certezas sobre a qualidade do vinho. É mais fácil saber se a bebida está boas condições observando-a em taça, fazendo aquele velho ritual de aerá-la e levá-la ao nariz. O que a vedação nos apresenta é um panorama, digamos assim, da situação daquela bebida no momento em que ela é servida.

Rolha estufada

Antes mesmo de sacar a rolha, observe se ela está saltada ou estufada. Isso indica que a garrafa passou por situações de temperatura elevada, e a bebida pode ter fermentado. É horrível, eu mesma já passei por isso e conto neste artigo sobre armazenamento e conservação dos rótulos. Nestes casos, costuma-se dizer que o vinho “cozinhou”.

Rolhas e mofo

Um grande pesadelo que ronda os colecionadores de vinhos é encontrar, entre suas joias bebíveis, uma rolha com fungos e uma bebida estragada, com cheiro de papelão molhado ou mofo.

Mas segundo a sommelière Juliana Britto, nem sempre o vinho cuja vedação foi comprometida por microorganismos estará “bouchonée”. “Já abri garrafas que estavam com essa contaminação apenas na rolha, mas o vinho estava intacto. A confirmação do problema só se dá em boca”, conta a profissional.

A infecção por 2,4,6-tricloroanisol ou TCA atinge apenas 5% de toda a produção enológica do mundo. Talvez, em toda sua vida, você nunca vá pegar um vinho mofado. E caso aconteça, é dever do estabelecimento receber a bebida de volta.

Leia mais: Rolha ou rosca de metal: entenda qual é melhor para seu vinho

Rolhas e oxidação do vinho

Há situações, ainda, em que se percebe uma mancha de vinho nas laterais da cortiça, ou até na parte próxima ao lacre. Esta é uma confirmação de que houve vazamento da bebida, permitindo maior contato do vinho com oxigênio e levando a uma (possível) oxidação mais rápida.

Existe outro indício de oxidação que a rolha pode nos dar: seu ressecamento e tamanho reduzido. Se ao sacá-la, ela esfarela, é bem capaz que tenha havido uma troca de ar mais intensa com o meio externo. As causas para esse esfarelamento: garrafa mal armazenada, mantida em pé; ou simplesmente uma rolha de má qualidade.

Essas duas situações não atestam, em duas vias no cartório, que o vinho está ruim. Mas prepare-se para descartar o rótulo escolhido caso identifique aromas de vinagre ou acetona ao cheirar a rolha!

Rolhas, cores e bons aromas

Nem só de maus presságios vive o mundo das rolhas. Se ela está macia, úmida apenas na face que fica em contato com o vinho, sem manchas, com aromas vivos e frescos, celebre! “Vinhos estruturados e tintureiros costumam deixar uma boa marca nas cortiças”, adiciona Juliana Britto. E beba em paz.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais