O que é o pace?

Medida é fundamental para quem está se preparando para a Maratona de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 27 de setembro de 2017 às 00:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Como toda atividade, a corrida de rua também tem seu vocabulário próprio com palavras que, muitas vezes, não são de conhecimento de todos. Ontem, quando falei dos aplicativos para celular que monitoram os corredores, eu mencionei o pace. É de comer? Não, não é de comer, nem de beber. O pace é nada mais, nada menos que a velocidade média do corredor em uma determinada distância.

E para calcular é muito simples, é só dividir os minutos gastos durante a corrida pelos quilômetros percorridos. Por exemplo, se você correr 10 km em 60 minutos, vai dividir 60 por 10 e descobrir que seu pace é de 6 min/km.

Além disso, é importante marcar o pace de cada quilômetro, ou seja, o tempo gasto para percorrê-los. Afinal, o atleta pode ter feito o primeiro quilômetro em 7 minutos, o terceiro em 5 minutos e o nono em 6 minutos. Saber todos esses valores vai ajudar na hora de planejar a estratégia de cada prova, onde intensificar o ritmo e onde reduzi-lo.

Por isso, não deixe de levar, pelo menos, um relógio com cronometro quando for correr. Com ele você vai poder marcar o tempo necessário para o cálculo do pace. Se puder e quiser investir mais, pode buscar relógios com GPS que, além do tempo, marcam a localização e calculam automaticamente a velocidade média tanto por quilômetro, quanto por toda a distância percorrida.

Agora que você já sabe o que é o pace e como calculá-lo. Que tal uma corridinha para descobrir qual é o seu?