O que você precisa saber sobre os bitcoins e como funciona a moeda digital

CORREIO lista oito pontos sobre os bitcoins para quem ainda tem dúvidas sobre o dinheiro que não existe fisicamente

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 10 de julho de 2017 às 04:01

- Atualizado há um ano

O que é um bitcoin   É a primeira moeda digital descentralizada e não emitida por um governo. Tem um funcionamento semelhante ao dinheiro de papel convencional: uma pessoa transfere para outra. Só que tudo isso acontece no meio digital, sem intermediários , como bancos, por exemplo.

Como funciona?  Enviar e receber bitcoins é como trocar e-mails e a moeda pode ser vendida e comprada no mundo inteiro. O endereço do bitcoin é fornecido a quem  irá pagar com a moeda. O usuário inicia o pagamento digitando a quantidade na plataforma e o pagamento é validado  pela Rede Bitcoin.

Onde esses dados são guardados?   Os dados ficam gravados no blockchain, um tipo de livro caixa que registra todas as transações de bitcoins.

Onde o bitcoin é aceito?  Por ser uma moeda descentralizada ela é aceita em qualquer lugar do mundo. No Japão, o bitcoin já é aceito pelo governo como moeda corrente.

Quanto eu preciso para adquirir bitcoins?  No Mercado Bitcoin - uma das principais casas de câmibio digital que operam na rede - é possível adquirir frações de bitcoins a partir de R$ 50.

Há algum tipo de limitação? Sim, os bitcoins são emitidos de forma descentralizada e seu montante é limitado em 21 milhões de unidades. Este valor é predeterminado e de conhecimento público.

Como comprar e usar bitcoins? O primeiro passo é abrir uma conta em uma exchange, que funciona como uma conta de e-mail. Isso pode ser feito em sites como o mercadobitcoinbrasil.com.br, ou Kraken.com e Coinbase.com.  Ao criar uma conta, o usuário recebe um endereço de bitcoin, onde ele poderá receber e enviar a moeda.  

Como transformar reais em bitcoins?  É necessário fazer um depósito em reais no site escolhido, onde o usuário poderá converter esse valor em frações de bitcoins.