O último a sair, apaga a luz do Othon: Hotel já está sem nenhum hóspede

minha bahia
18.11.2018, 20:25:00
Atualizado: 18.11.2018, 20:55:24
Hotel anunciou o fechamento em outubro. Último check-out foi feito no final da manhã deste domingo (Foto: Evandro Veiga)

O último a sair, apaga a luz do Othon: Hotel já está sem nenhum hóspede

Somente alguns funcionários trabalham até segunda, para ajudar na mudança do mobiliário

Por volta das 10h30, o médico Wanderley e sua esposa Rosa Guardino, deixaram as dependências do Hotel Bahia Othon Palace. Localizado no bairro de Ondina, após 57 anos de operação,  o hotel fechou suas portas oficialmente neste domingo. Turistas de São Paulo, eles participaram de um congresso médico no centro de convenções do mesmo hotel, quando foram surpreendidos com o fechamento. “Não sabíamos. Esticamos a estadia até amanhã e aí tivemos que ser transferidos às pressas pela agência para o Vila Galé, que fica aqui perto”, contou Wanderley. 

Ainda de acordo com o casal, eles chegaram à Salvador na terça-feira (13). A última estadia no Othon, foi há 20 anos. “O serviço estava normal, mas tinha um clima de tristeza muito grande, principalmente por parte dos funcionários, que não deixaram em momento algum, de serem solícitos com a gente, no sentido do tratamento. É lamentável perder um hotel desses, que é um patrimônio”, completou Rosa. 

Grupo musical fez um protesto na frente do hotel no último dia de funcionamento
Grupo musical fez um protesto na frente do hotel no último dia de funcionamento (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)
Seguranças montaram uma barreira para impedir o acesso as dependências do Othon
Seguranças montaram uma barreira para impedir o acesso as dependências do Othon (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)
Dona Rita trabalhou  como camareira por mais de 10 anos no Othon
Dona Rita trabalhou como camareira por mais de 10 anos no Othon (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)
Casal de turistas de São Paulo, Rosa e Wanderley fizeram o check-out no Othon por volta de 10h30
Casal de turistas de São Paulo, Rosa e Wanderley fizeram o check-out no Othon por volta de 10h30 (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

Os hóspedes tinham mesmo razão sobre o clima de tristeza. O CORREIO foi até o local, mas não foi autorizado pelo o hotel a entrar. O acesso, inclusive, estava impedido por seguranças e barras de proteção. Após a barreira, o que se viu na tarde deste domingo foram poucos funcionários deixando o expediente antes do horário normal e se despedindo dos colegas antes de irem para o ponto de ônibus e pegar o transporte para casa. 

Uma destas funcionárias foi a camareira Rita Camilo, de 57 anos. Pelo menos 10 deles, foram trabalhando no Othon. “Tem funcionários que já pararam hoje. Eu venho até amanhã e na terça-feira passo aqui só para pegar os papeis da rescisão. Vi os últimos hospedes saírem às 11h. Eles estavam nos quartos 614 e 619. Agora eu vou esperar resolver as coisas e tentar me aposentar. É o jeito. Com essa idade como vou conseguir outro emprego? É muita tristeza”. 

Rita relembra os tempos áureos do hotel, quando chegou a hospedar o então presidente da época, Luiz Inácio Lula da Silva. “Já passou tanta gente famosa aqui que eu até perdi as contas. Quando Lula veio aqui mesmo foi um alvoroço só. Eu não sei como o hotel foi acabar desse jeito”, lembra a camareira. 

Outro funcionário, mas que preferiu não se identificar disse quase nenhum funcionário ficou para trabalhar até a terça-feira (20). “Só tem mesmo quem está ajudando na mudança do mobiliário que vai para o hotel do Rio de Janeiro e a gente vai ficar aqui perdido e correr em busca de outro emprego. Está complicado”. 

Despedida

Sensibilizados pelo fechamento do Othon, o grupo musical Anima Fest ficou por mais de 1h fazendo um show de despedida na frente do hotel . Ainda que sem muita plateia, de acordo com o artista plástico e integrante do grupo, Adilson Guedes, a iniciativa é mais um protesto. “O turismo está de luto. É uma perda muito grande para Salvador. Então, viemos fazer um show de despedida, mas também solicitar ao trade turístico uma solução. O Pestana já foi, agora o Othon. Como fica o verão e o carnaval de Salvador desse jeito?”

O grupo trabalha com shows em receptivos de turistas. “É um impacto para toda a cadeia, inclusive para a gente que atua nesta área de receptivos nos pontos turísticos”, afirma, o também integrante do grupo, Valdemir Assis. 

Quem também já sente os efeitos do fechamento do Othon é o taxista Jorge José da Silva, que faz ponto ali no hotel há mais de 40 anos. “É péssimo o Othon ter fechado. Eu vejo isso como uma falta de respeito a Bahia. O impacto vai ser terrível. Imagine quantos pais de família vão perder emprego? O turismo perde muito com tudo isso e os trabalhadores como eu também, que depende do turismo  para sobreviver”, lamenta. 

A manifestação feita pelo grupo Anima Fest, acabou chamando a atenção das turistas Ana Paula e Cleonice Leitão, que vieram de São Vicente, São Paulo. Elas voltavam da praia quando viram a movimentação. Há menos de 10 dias, tiveram a reserva já paga, cancelada pelo Othon. 

“Sem nenhuma justificativa eles cancelaram a reserva e aí nos hospedamos aqui em frente, no Portobello e agora quando passei por aqui tomei um susto em saber que o hotel foi fechado. Foi decepcionante porque o hotel acaba sendo uma atração turística também que a cidade deixa de ter. Quando comprei o pacote fui atraída justamente pelas recomendações, a beleza do hotel, o acesso fácil a praia e estou muito chateada porque a gente não conseguiu aproveitar isso”. 

Fechamento

O CORREIO tentou contato com a gerência do Othon tanto no local, quanto por telefone, mas não obteve qualquer posicionamento ou retorno. O comunicado do fechamento foi divulgado no dia 16 de outubro, mas nele, o hotel não especifica os motivos nem o destino do espaço. 

Com 284 apartamentos, o Othon era até então o maior hotel em atividade de Salvador. Fundado em 1975, seu fechamento acontece quase três anos após o encerramento do Hotel Pestana - primeiro cinco estrelas de Salvador, inaugurado como Le Méridien, em 1974. Cerca de 240 funcionários, que trabalham no Bahia Othon, ficarão desempregados.

Uma outra unidade, a Belo Horizonte Othon Palace, também encerrou suas atividades na mesma data que o hotel de Salvador. A rede hoteleira segue com hotéis no Rio de Janeiro, Macaé, São Paulo, Fortaleza, Natal, Recife e em três cidades do interior paulista: São Carlos, Araraquara e Matão.

Além do fechamento de mais um equipamento de hospedagem de luxo, Salvador perde também um centro de convenções. Com capacidade para 2,5 mil pessoas, o fechamento do Centro de Convenções do Othon diminui a competitividade do estado na atração de investimento com o turismo de eventos. A cidade se mantem com apenas dois equipamentos, até que o novo Centro de Convenções de Salvador, em Armação, seja inaugurado em 2019. Ficam apenas os espaços do Hotel Fiesta, no Itaigara, e Gran Hotel Stella Maris, em Stella Maris. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/modelo-de-18-anos-desaparece-apos-cair-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia/
Buscas continuam em Ponto Novo; jovem é natural de Jacobina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/astros-das-series-la-casa-de-papel-e-esquadrao-6-vem-ao-brasil/
Netflix confirmou presença dos artistas em paineis na CCXP 2019, no dia 8 de dezembro em São Paulo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/descarte-de-500-kg-de-petroleo-cru-em-area-ambiental-de-marau-e-investigado/
Prefeitura nega responsabilidade e diz que investiga culpados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-grava-video-com-pedido-de-desculpas-a-torcida-do-bahia/
Atacante causou polêmica após derrota por 3x1 para o Flamengo; veja aqui
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mp-denuncia-policiais-por-abuso-contra-cliente-agredido-na-caixa/
Militares deram 'mata-leão' no empresário Crispim Terral na frente da filha de 15 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/iza-lanca-clipe-de-evapora-com-ciara-e-major-lazer/
Gravado em Los Angeles, clipe conta com trecho em português cantado por Ciara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pixar-divulga-trailer-de-soul-animacao-que-estreia-em-2020/
Filme vai explorar os valores humanos a partir da alma dos adultos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-presenca-de-ivete-corpo-de-jesus-sangalo-e-cremado-em-salvador/
Cerimônia de cremação foi restrita para familiares e amigos do empresário
Ler Mais