O Velho Guerreiro está nos cinemas

Stepan Nercessian impressiona como Chacrinha e Eduardo Sterblitch revela talento para o drama

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 06:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Suzanna Tierrie/Divulgação

Não é exagero dizer que muitos artistas devem a Chacrinha (1917-1988) o sucesso de sua carreira. Afinal, ele reinou no rádio e na TV do Brasil por quase cinco décadas e fez de seus programas as maiores vitrines de cantores e cantoras brasileiros. E no seu palco não havia preconceito: se apresentavam ali, num mesmo dia, Caetano Veloso e Odair José ou Gilberto Gil e Gretchen. Gil, lembre-se, até o homenageou na emblemática Aquele Abraço. Eduardo Sterblitch é o Chacrinha jovem Generoso com os artistas, Abelardo Barbosa era também capaz de ter seus arroubos de agressividade, como mostra a cinebiografia Chacrinha - O Velho Guerreiro, dirigida por Andrucha Waddington (Os Penetras/2012). E essa deve ser a maior virtude do filme, que está longe de ser um retrato chapa-branca desse personagem que, junto com Silvio Santos, foi o maior comunicador brasileiro.

Stepan Nercessian, que já havia interpretado Chacrinha no teatro, impressiona no papel do Velho Guerreiro. E Eduardo Sterblitch, que vive o apresentador na fase jovem, prova que, mais do que um cômico, é um promissor ator dramático. Quem se acostumou a vê-lo cheio de histrionismos no Pânico na TV se surpreenderá muito positivamente com uma interpretação discreta.

Nostalgia O filme contempla mais de quatro décadas da vida de Chacrinha, mostrando desde a chegada dele ao Rio de Janeiro, em 1939, quando saiu batendo na porta de rádios atrás de um emprego, até o auge de sua popularidade na TV Globo, nos anos 70/80. 

O longa é uma viagem nostálgica principalmente para quem já passou dos 40 anos: a trilha sonora, o figurino, a maquiagem são muitíssimo bem cuidados e reproduzem muito bem a história da TV e do rádio brasileiros. Gianne Albertoni como Elke Maravilha E para quem se interessa pela música nacional, o filme é um deleite: na trilha estão canções fundamentais marcantes dos mais diversos gêneros, como Eu Vou Tirar Você Desse Lugar, de Odair José; Conga, Conga, Conga, de Gretchen; Alegria, Alegria, de Caetano Veloso,  e Al Capone, de Raul Seixas.

O júri que marcou os programas de Chacrinha também está lá, com destaque para Elke Maravilha (1945-2016), que é interpretada por Gianne Albertoni. A aproximação entre Chacrinha e sua jurada favorita gerou especulações de que eles tinham um caso, o que jamais foi confirmado, embora, em alguns momentos, até seus filhos desconfiassem. As revistas de fofoca da época também insinuavam que havia um romance entre Chacrinha e Clara Nunes (1942-1983). É a baiana Laila Garin que dá vida à cantora.

Mas a grande atração mesmo do filme é o veterano Stepan Nercessian, que compõe de forma impressionante seu Chacrinha. Mesmo garantindo que não é bom imitador, ele consegue caracterizar incrivelmente bem o apresentador, tanto na voz como nos trejeitos. E os surtos de fúria que Abelardo tinha são, provavelmente, os melhores momentos do filme. As históricas brigas de Chacrinha com Boni revelam o lado genioso do apresentador e rendem alguns dos melhores momentos do filme.

Para Stepan, não era à toa que o comunicador era conhecido como Velho Guerreiro: “Ele brigava com diretores, enfrentou a igreja e enfrentou até uma junta psiquiátrica para provar que não era louco. Com as chacretes, enfrentou o moralismo. Para manter a originalidade, enfrentou muitas batalhas”.

Cotação: BOM

Horários de exibição

UCI Orient Shopping da Bahia  Sala 2: 13h10, 15h40, 18h10, 20h40  UCI Orient Shopping Barra  Sala 7 (delux): 17h50, 20h10, 22h30  UCI Orient Shopping Paralela  Sala 6: 13h, 17h40  Cinépolis Bela Vista  Sala 7: 14h, 17h20  Cinépolis Salvador Norte  Sala 5: 13h50, 16h20, 18h50, 21h25  Cinemark Salvador Shopping  Sala 8: 13h, 15h50, 18h30, 21h10