O verdadeiro e belo cristal da Fratelli Vita

entretenimento
28.05.2010, 17:17:00
Atualizado: 28.05.2010, 17:28:46

O verdadeiro e belo cristal da Fratelli Vita

Exposição em cartaz na sede da Fieb resgata história da famosa fábrica que marcou a memória afetiva dos baianos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Camila Mello | Redação CORREIO

Foto: Acervo da família Vital/Divulgação

Uma das peças da coleção da família

A Fratelli Vita produziu os melhores e mais luxuosos cristais da Bahia até a década de 60, quando deixou de funcionar. Agora a fábrica é homenageada numa retrospectiva que marca as comemorações pelo Dia da Indústria. A mostra Fratelli Vita, a Indústria da Perfeição exibe peças originais da coleção particular da família Vita e fotos que resgatam parte da história da fábrica, inaugurada em 1902 pelo imigrante italiano Giuseppe Vita. Inicialmente, a fábrica produzia refrigerantes, até que, com dificuldades na importação, passou a produzir seus próprios engradados. Os cristais foram a etapa seguinte. 

Fieb - Federação das Indústrias do Estado da Bahia (rua. Edístio Pondé, 342, Stiep/3343-1200). Segunda a sexta, 8h30 às 18h. Até 4 de junho.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas