Obra da Embasa deixa buraco em trecho de estrada para Arembepe

A previsão da recuperação do trecho é até amanhã

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 20:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Twitter

Foto: Reprodução/Twitter Um trecho da BA-099, próximo a Arembepe, em Camaçari, precisou ser interditado, nesta quarta-feira (27), após uma obra da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ter provocado um buraco na via no domingo (24). O asfalto cedeu durante a obra de melhoria de abastecimento de água na região do Litoral Norte.

Em nota, a Embasa admite o erro durante a intervenção na pista e informa que o problema deve ser solucionado ainda nesta quarta-feira (27). Ainda segundo o documento, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até a quinta-feira (28), "quando o tráfego deve ser liberado também no sentido Aracaju".

A interdição da rodovia tem causado transtorno para moradores da região. É o caso da estudante Yasmim Lima, 20, moradora de Arembepe, que, diariamente, precisa se deslocar até Salvador para chegar à faculdade.“O ônibus que eu pego está tendo que fazer uma rota alternativa. Graças a isso, o tempo de viagem aumentou em, mais ou menos, meia hora”, conta.Para escapar do bloqueio, o motorista tem duas alternativas (ver no mapa abaixo). A primeira é passar pelo pedágio, pegar a Via Cascalheira (BA-531), na altura de Jauá (Camaçari), depois seguir para Via Atlântica (BA-530) e sair em Jacuípe. Já a segunda é entrar pela estrada Cia-Aeroporto (BA-526), em São Cristovão (Salvador), pegar a Via Parafuso (BA-535) e, depois, usar a Via Atlântica (BA-530) para sair em Jacuípe. Ainda segundo a Embasa, "a obra realizada no km 22 da BA-099 (Estrada do Coco) faz parte das ações de melhoria do abastecimento de água nas localidades de Arembepe, Canto de Arembepe, Barra do Jacuípe Sul, Sapato, Interlagos, Estiva, Piabas, Mosqueira, Açu da Capivara, Rancho Alegre, Recanto dos Pássaros, Cachoeira, Caminho do Mar e Caminho do Rio".

Por nota, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (Seinfra) confirmou a interdição na região e apresentou as mesmas soluções da Embasa como desvio de rota. 

Já a Concessionária Litoral Norte (CLN) emitiu um comunicado e informou que "o local está devidamente sinalizado, e conta com a presença de equipes da Embasa, CLN e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), para possíveis orientações".