Assine

Obras de ampliação da maternidade João Batista Caribé devem durar 12 meses


 

Durante intervenções, Unidade de Emergência de Plataforma será adaptada para atendimento

  • Da Redação

Publicado em 05/05/2018 às 13:33:23
Atualizado em 18/04/2023 às 09:14:07
. Crédito: O governador Rui Costa apresentou o projeto (Foto: Manu Dias/GOVBA)

A Maternidade João Batista Caribé, no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, terá sua capacidade de atendimento duplicada nos próximos 12 meses. A unidade de saúde, que hoje conta com 40 leitos, passará a ter 80, após um investimento de R$30 milhões, aplicados em obras e equipamentos. 

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã deste sábado (5), pelo governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto. Dos 80 leitos, 60 de internação clínica e cirúrgica, dez de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCo), cinco de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e outros cinco instalados no Centro de Parto Normal (CPN) Peri-Hospitalar.

Durante a solenidade, o governador enfatizou ainda que a João Batista Caribé será uma maternidade de referência, na capital. "Quero lembrar que essa é a primeira de uma série de mudanças, de reforma completa, eu digo, de reconstrução das nossas maternidades. Evidente, que não podemos fazer todas de vez, mas vamos começar por esta. E ela vai dobrar de tamanho – passando a ter 80 leitos. Vamos fazer aqui uma série de investimentos, reformulando completamente o atendimento, pois nosso objetivo é modernizar todas as unidades do tipo, presentes no estado". 

A unidade vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, além de atender tanto por demanda espontânea quanto referenciada. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), a maternidade vai ser dotada de um Centro de Parto Normal, um terraço para a convivência de pacientes e funcionários, com vista para o mar, um pátio de serviços e de uma área para gases medicinais e abrigo de resíduos, localizados de forma estratégica, a fim de permitir futuras ampliações da edificação. Estacionamentos e acessos complementam o projeto. 

Já o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destacou o conceito arquitetônico do projeto. Segundo ele, o projeto privilegia a humanização. “(E também) possui infraestrutura tecnológica necessária para dar a essa região de Salvador uma maternidade de risco intermediário, fazendo com que as mulheres sejam atendidas em um local mais próximo de suas casas". 

Atendimento durante intervenções Durante as obras, os atendimentos serão realizados na Unidade de Emergência de Plataforma, que foi adaptada para acolher casos dessa natureza. Além disso, as equipes de obstetrícia e ginecologia foram reforçadas na Maternidade Albert Sabin, no bairro de Cajazeiras, além do Hospital Menandro de Faria, no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).