Obras de Mário Cravo Jr serão doadas para o Ipac

Esculturas foram vandalizadas na primeira semana do ano

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 9 de janeiro de 2019 às 20:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes/CORREIO

As esculturas de Mário Cravo Jr., que estão abrigadas na sede dos Correios, na Pituba, serão doadas para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A informação é da própria instituição, que também anunciou, nesta quarta-feira (9), o leilão do imóvel, que funcionou pela última vez para atendimento ao público no dia 6 de novembro do ano passado. 

Ao todo, são três esculturas em chapa de metal que representam Oxalá, Exu e Iemanjá, além de dez relevos de metal. Duas das três esculturas foram vandalizadas e tiveram partes roubadas na semana passada. O primeiro caso aconteceu logo no dia 2 de janeiro, quando bandidos arrancaram os dois braços da escultura de Iemanjá, que fica próxima a uma das entradas do prédio. Na quinta (3) e sexta-feira (4), eles levaram um dos braços e a cabeça de Oxalá, localizado na área do estacionamento. A única obra intacta é a de Exu, erguida no jardim do prédio. 

João Carlos de Oliveira, diretor do Ipac, confirmou as negociações entre os Correios e o instituto. Segundo ele, nesta quarta-feira, ambos chegaram a um consenso e a documentação para que o ato de doação seja confirmado será encaminhada para Brasília, onde passará por aprovação. Dado o aval, o Ipac enviará as peças para restauração.

Em seguida, será decidido onde ficarão expostas. “Feita a restauração, vamos sentar com a Secretaria de Cultura para definir qual o melhor lugar para expor essas obras para a sociedade”, explica o gestor.

Filho de Mário Cravo Jr., Otávio Cravo contou que a família ficou feliz com as notícias de tombamento e doação das obras. “A notícia é ótima. Deram um ‘vacilão’ inicial e deu no que deu, mas estão tentando remediar de uma forma adequada”, afirmou Otávio.Ele acrescentou que a família ainda guarda fotos, registros e desenhos com os esboços e projetos das esculturas do artista e que, por conta disso, há uma sensação de tranquilidade e de que é possível recuperar as obras.

Leilão Com estrutura de 17 andares e 44 mil metros quadrados de área construída, o espaço onde ficava os Correios da Pituba será leiloado pela empresa. A licitação para venda se dará por maior oferta de preço e o valor mínimo é de R$ 248 milhões.

Ao todo, os Correios pretendem licitar 16 imóveis em oito estados e no Distrito Federal. Além da unidade soteropolitana, serão vendidos imóveis em Manaus (AM), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Niterói e Itaboraí (RJ), Porto Alegre e Erechim (RS), Itajaí (SC), São José do Rio Preto,  Botucatu (SP) e, por fim, duas estruturas em Brasília. Para participar da licitação do prédio, os interessados devem apresentar as propostas em envelopes fechados, que serão abertos apenas na data marcada. As propostas serão aceitas até o dia 13 de fevereiro deste ano, às 9h30.

O artista Um dos pioneiros da Arte Moderna na Bahia e um dos grandes artistas brasileiros do século XX, o escultor, pintor e desenhista baiano, Mário Cravo Jr. morreu, em Salvador, no dia 1º de agosto de 2018, aos 95 anos. Considerado um dos mais importantes artistas plásticos da atualidade, tornou-se reconhecido internacionalmente por retratar, em sua obra, as tradições, crenças, costumes e mitos do povo baiano.

Em 2017, ele comemorou 70 anos de sua iniciação profissional. A primeira exposição aconteceu em 1947, quando ele participou de dois eventos: Mário Cravo Júnior Expõe, no Edifício Oceania, e Mário Cravo Esculturas e Desenhos, na Associação de Cultura Brasil-Estados Unidos (ACBEU). Até julho do ano passado, o artista trabalhava diariamente no Espaço Mário Cravo, em Pituaçu.

Mário Cravo Jr. era amigo próximo dos escritores Jorge Amado (1912 - 2001) e Zélia Gattai (1945-2011), além de amigo-irmão de Carybé (1911- 1997). *Sob supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro