Obras de Mario Cravo Junior são retiradas de antiga sede do Correios

Operação deve seguir até sexta-feira (5); obras serão levadas para restauração 

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 1 de abril de 2019 às 10:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Acervo Pessoal
. por Foto: Acervo Pessoal

As obras do artista Mario Cravo Jr (1923-2018) que integram o acervo da antiga sede dos Correios, na Pituba, começam a ser retiradas do local pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A operação, que está prevista para ser finalizada até a próxima sexta-feira (5), está sendo realizada por técnicos do órgão. As obras serão levadas para uma oficina que está sendo montada no Palacete das Artes onde as peças serão restauradas numa área aberta para que a população possa acompanhar o processo de recuperação das esculturas.

[[galeria]]

O imbróglio envolvendo o conjunto escultórico do artista começou no ano passado quando o prédio foi desocupado pelos Correios e as esculturas dos orixás em tamanhos gigantes, começaram a ser vandalizadas. Antes, a pedido da família Cravo, o IPAC entrou com o processo de tombamento das obras. Com a notícia do roubo de pedaços das esculturas, o diretor do IPAC, João Carlos Oliveira, iniciou uma conversa com a direção dos Correios solicitando a doação do conjunto artístico ao Estado da Bahia. 

De acordo com Oliveira, enquanto as obras estiverem sendo recuperadas, ele a sua equipe estarão prospectando um novo espaço para expô-las e devolvê-las à população. “Estamos muito felizes em poder devolver este importante e emblemático conjunto escultórico de Mario Cravo Junior à população baiana”, diz.