Obras raras do artista Carybé serão vendidas em feira de arte em São Paulo

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 1 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto: Divulgação) Orixás de Carybé, obra datada de 1968 Nove obras do artista Carybé, incluindo dois painéis em cerâmica e sete óleos sobre tela, retratando cenas da Bahia antiga, serão expostas em São Paulo, de 31 de agosto a 3 de setembro, no Pavilhão de Culturas Brasileiras, durante a Semana de Arte paulista. Dentre as obras, que integram o acervo do galerista Paulo Darzé, estão Os magarefes (1992) e Orixás (1968). Pela importância das obras, decerto estas peças ficarão por lá já que o evento é a maior feira de comercialização de obras de arte do país. Turnê milionária O Grupo Corpo, que se apresentará em setembro no Teatro Castro Alves, conforme a coluna anunciou em primeira mão, na semana passada, recebeu autorização do Ministério da Cultura (MinC) para captar, através da Lei Rouanet, quase R$10 milhões para realizar a temporada dos espetáculos Gira e 21. Obra empacada O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) adiou a reinauguração da primeira etapa das obras, prevista para o mês passado. O complexo, que desde 2013 está em obras, mas que continua funcionando com alguns de seus prédios, remarcou a reabertura para depois das eleições. A alegação é que ainda há detalhes a serem concluídos e que pelo tempo estimado pela construtora, coincidirá com o período eleitoral quando, pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral, as inaugurações são proibidas. 

Acervo resgatado Apesar do banho de água de fria no mundo das artes, o MAM-BA, que está às vésperas de completar 60 anos, vai voltar a ocupar o casarão principal, cuja obra de recuperação está prevista para a segunda etapa, não se sabe quando. O espaço, que é o mais imponente e cobiçado do museu, vai  exibir parte do seu valioso acervo. A abertura será amanhã (2) com uma exposição que reúne obras de  Tarsila do Amaral, Djanira, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Burle Marx, dentre outros. A mostra não tem data definida para terminar e a entrada é gratuita, sempre de terça-feira a domingo, das 13h às 18h. Imperdível! (Foto:Divulgação) O Touro, de Tarsila do Amaral (1928), integra o acervo do MAM-BA Educação ou Business?  O anúncio da chegada de um pólo de ensino de uma universidade - que já foi baiana e que hoje pertence a um grupo internacional - a um shopping da cidade, nos faz refletir sobre a situação da educação no Brasil. Teria esta se tornado um negócio tão lucrativo que foi parar nos grandes shoppings centers? Ou a falta de segurança tem levado todos os negócios e serviços a estes espaços? Aguardo cartas, ou melhor, emails. 

3 X 4 GENTE BOA

(Foto:Acervo pessoal) A baiana Juliana Bacelar trocou o Direito pela área de eventos Advogada, pós-graduada em Direito do Trabalho, e com uma carreira ascendente na área. A vida profissional da soteropolitana Juliana Bacelar, 27 anos, seguia seu curso normal não fosse o tal do Instagram desviar o seu caminho. “Comecei a compartilhar mesas, dicas de como receber em casa, que sempre foi um hobby para mim, daí fui conhecendo pessoas, me aperfeiçoando e foram surgindo convites de lojas para dar aulas de como montar uma mesa, fui postando tudo, quando vi já tinha 73 mil seguidores”, conta. Não teve jeito. Uma festa aqui, um evento acolá, a agenda bombou. Uma amiga que conheceu na rede social a convidou para sócia de uma empresa de locação de acessórios para mesas que tem em Feira de Santana. Topou e trouxe a marca para a capital, onde não só aluga peças como faz, ela mesma, a produção quando é solicitada pelo cliente. Parte da “brincadeira” que por sinal ela mais gosta. A aventura não tinha mais retorno, virou direito adquirido. “Não dava mais para conciliar com o escritório de advocacia e tive que optar”. Hoje, além dos serviços citados, Juliana se associou aos chefs Fernanda Possa e Ruy Carneiro num bufê e passou a oferecer o evento completo. Pronto, o destino do diploma, pelo visto, pode ser um adereço de suas originais produções. 

Festa dupla O joalheiro Carlos Rodeiro e a cantora Daniela Mercury festejaram aniversário juntos, no último final de semana, no apartamento dele, no Corredor da Vitória. Dentre os convidados estavam o beauty artist e fotógrafo Fernando Torquatto e a promoter Rafaela Meccia, que vieram do Rio para abraçar o amigo. (Foto:Divulgação) Carlos Rodeiro e Daniela Mercury festejam aniversário juntos Mais +  A estreia nacional do Tribalistas, no último sábado, na Fonte Nova, matou a vontade de quem ansiava pelo encontro de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, há 15 anos. Com uma plasticidade bacana, refletida no figurino e nas projeções de belas imagens nos telões de alta definição, o trio cantou bonito e emocionou os fãs, mas o resultado final deixou a sensação de que o show chegou muito atrasado, de que o trio perdeu o "time". 

Menos -  O grande senão da noite foi a logística, ou a falta desta, por parte da produção. A entrada pela ladeira de Nazaré deixou o público confuso, as filas para entrar no estádio ficaram gigantescas e não havia nenhuma sinalização ou pessoas para darem informações. Com isso, milhares de fãs só conseguiram acesso quando o show já havia começado. E o palco enviesado no meio do campo, também foi uma bola fora.