'Obrigado, Seu Orlando': artistas homenageiam Orlando Tapajós

Construtor de trios elétricos morreu neste domingo (17)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2018 às 12:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Seu Orlando, no Carnaval de 2018 (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)

Querido pelos artistas baianos e responsável por ajudar a promover muitos deles, Orlando Tapajós recebeu homenagens neste domingo (17). Responsável por trios icônicos como a Caetanave, Seu Orlando morreu na madrugada deste domingo (17). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Teresa de Lisieux, no Itaigara, desde segunda-feira (11), quando sofreu um infarto.

Filho de Osmar, Armandinho cresceu escutando o pai dizer que, se não fosse por Orlando, o trio elétrico não teria continuado.“Ele continuou e continuou inovando, trazendo novos formatos de trio elétrico. Nos anos 1960, Dodô e Osmar pararam de tocar e Orlando tem uma importância muito grande porque nunca abandonou esse barco. Ele sempre esteve presente, até o surgimento dos novos trios”, disse Armandinho. Carlinhos Brown agradeceu a Seu Orlando por sua contribuição para a Bahia. Para Brown, o construtor de trios era um ‘gênio despretensioso’ que ajudou muitos artistas. 

“Eu me lembro muito bem, ainda adolescente, a quantidade de músicos que Seu Orlando empregava ali no porto dos músicos na Praça da Sé, onde ele tinha seu escritório. Ele foi o primeiro a levar o trio para fora da Bahia, a expandir esse segmento. Acredito que hoje, ao lado dos outros gênios Dodô e Osmar, ele está olhando por nós, pela nossa alegria, pelo nosso desejo de celebrar a vitória da vida. Nos deixa saudade, mas também deixa reforçado que o trabalho de Seu Orlando Campos é algo inestimável. Ele me viu, viu Luís Caldas, viu tantos outros... e hoje sua alma descansa em paz. Obrigado Seu Orlando Tapajós. Até um dia”, declarou o músico, através de sua assessoria. 

RELEMBRE A HISTÓRIA DE ORLANDO TAPAJÓS

A Rainha do Axé, Daniela Mercury, fez uma homenagem ao carnavalesco em suas redes sociais. “Um abraço para meu querido Orlando Tapajós, que construiu e aperfeiçoou tantos e tantos trios elétricos, esse palco sagrado do Axé, que leva nossa arte pelas ruas do mundo! Viva a Seu Orlando e sua alegria. Muito Axé!!! #trioorlandotapajós #adeus #homenagem #orlandotapajós #trioelétrico #umbeijoespecialparaafamíliatapajós”, postou, ao lado de uma foto do construtor de trios. 

Bell Marques contou que nunca esqueceu da primeira vez que viu o Trio Tapajós, com toda sua imponência e luzes flamejantes. O músico lembrou do sorriso de seu Orlando, que, segundo ele, iluminava a Praça Castro Alves, que hoje chora sua partida. 

Foi um momento mágico! Congelei todas as minhas emoções e não esqueci nunca mais a primeira vez que vi o TRIO ELÉTRICO TAPAJÓS! Com sua imponência e suas luzes flamejantes, ali estava ele, o TRIO TAPAJÓS, com seu criador ORLANDO CAMPOS. Seu sorriso peculiar iluminava a Praça Castro Alves, que hoje chora. ORLANDO CAMPOS foi o xerife, o rei, o maior folião, foi o pôr-do-sol, e o amanhecer da Praça. Essa parte da cidade recortada e enladeirada, durante muitos Carnavais das nossas vidas, ouviu e cantou ao som do TRIO TAPAJÓS, que, soando suas guitarras elétricas, levava alegria ao povo da Bahia. Você, ORLANDO, de maneira inconsciente, carregou uma grande responsabilidade. E, pra nossa sorte, você conseguiu manter viva a história da criação do Trio Elétrico. Parabéns, ORLANDO CAMPOS! Você sempre será lembrado por sua audácia e seus sonhos. Que Deus esteja com vocês! @tapajosproducoes @netotapajos @brunotapajos @williamtops e toda família, sintam-se abraçados!

Uma publicação compartilhada por Bell Marques (@bellmarques) em 17 de Jun, 2018 às 6:27 PDT

“Orlando Campos foi o xerife, o rei, o maior folião, foi o pôr-do-sol, e o amanhecer da Praça. Essa parte da cidade recortada e enladeirada, durante muitos Carnavais das nossas vidas, ouviu e cantou ao som do Trio Tapajós, que, soando suas guitarras elétricas, levava alegria ao povo da Bahia. Você, Orlando, de maneira inconsciente, carregou uma grande responsabilidade”, escreveu Bell. 

Amigos dos netos de Seu Orlando, Rafa e Pipo Marques conheciam o construtor de trios desde crianças. “Crescemos ouvindo falar da importância dele e como a música da Bahia e nosso Carnaval deviam alguma coisa a seu Orlando, mesmo sem ele ter pedido nada em troca! Hoje entendemos, ‘de cima do caminhão’, como ele foi importante para essa história, que se confunde com a de todos os baianos e de muitos brasileiros, que vem de longe todo ano ver o trio elétrico passar. Que ele fique com Deus e saiba que o Carnaval é grato a ele!”, disseram os irmãos. 

Para Margareth Menezes, Seu Orlando expandiu o trio elétrico para o mundo. “Ele, juntamente com Dodô, Osmar são os pais desse equipamento tão importante para a Bahia e para o Brasil, já que hoje o trio é usado em vários tipos de manifestações públicas e sociais, que vão de festa à missa. Orlando Tapajós deixa um lindo legado para nós e para as gerações futuras. Merece todo nosso carinho e reconhecimento. Valeu, Seu Orlando”.