Oito chapas concorrerão ao Conselho Deliberativo do Bahia

Uma nona deve ser confirmada na segunda-feira (6)

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 3 de novembro de 2017 às 18:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Oito chapas concorrerão às 100 cadeiras do Conselho Deliberativo nas eleições do próximo dia 9 de dezembro, na Fonte Nova. Entre elas, três que já declararam apoio ao candidato por parte da situação, o secretário municipal de desenvolvimento e urbanismo Guilherme Bellintani.

São elas a “Simplesmente Bahia” – que indicou o próprio Bellintani ao cargo -, a “Revolução Tricolor” – que indicou o candidato a vice-presidente da chapa, Vitor Ferraz – e a “100% Bahêa”. 

Esta última participará pela primeira vez das eleições com uma chapa própria. Em 2014, eles fizeram parte de um grupo de oposição.

Duas chapas são declaradamente de oposição à atual gestão e ao seu sucessor: a “Bahia, Clube do Povo” – formada pelos grupos Integridade Tricolor e Avante Esquadrão – e a “Somos a Voz do Campeão, Somos + Bahia”. As duas estão indicando Fernando Jorge à presidência do clube e Antônio Tillemont para o cargo de vice.

Independentes

As outras três se declaram, até o momento, como independentes. A “Nova Ordem Tricolor”, que concorreu em 2014 com Marco Costa para a presidência, é uma delas. O grupo, porém, deve se pronunciar nos próximos dias declarando apoio a Bellintani.

A “Independente Tricolor” é outra novata nas eleições, e conta com Henrique De La Torre, atual presidente do Conselho Deliberativo, na sua lista. Por fim, a “Sou Bahia”, que é formada por ex-integrantes do grupo que lançou Rui Cordeiro à presidência em 2013.

Uma nona chapa deve ser confirmada na segunda-feira (6). É a do Mais Um, Baêa! (MUB), que entregou a lista de candidatos ao Conselho por e-mail para a comissão, e deve entregar os documentos físicos na segunda-feira. O procedimento é legal, segundo a própria comissão eleitoral.

No dia 9 de dezembro, os sócios em dia há mais de um ano votarão nas respectivas chapas. A porcentagem de votos que cada uma conseguir indicará o número de cadeiras que ela terá no Conselho Deliberativo. Ou seja, se uma chapa tiver 10% dos votos, terá 10 cadeiras.