Olodum realiza ensaio pré-Carnaval neste domingo (25)

Com quatro horas de duração, show acontece no Largo Tereza Batista, no Pelourinho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2018 às 11:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O bloco afro Olodum realiza, neste domingo (25), mais uma edição dos ensaios pré-Carnaval no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. Com o tema Perfume das Rosas, a apresentação faz referência ao tema da folia em 2019: As duas Histórias - O perfume da Rosa e Olodum 40 anos.

Para celebrar as quatro décadas de história do Olodum, o anfitrião convida, a cada edição, um integrante que já passou pelo bloco. Dessa vez, quem marca presença é o cantor Lucas di Fiori.

A ideia é contar, no show, "a história do Perfume e das Rosas desde a África, do Egito antigo até os dias de hoje, passando pelo oriente, Damasco na Síria atual, e de como os povos africanos, em especial, o Egípcio desenvolveu os perfumes, os aromas, os incensos, e o uso das rosas, nos ambientes funerários, da sedução humana e da religiosidade", destaca o presidente do Olodum, o advogado João Jorge.

"O caminho das estrelas que o Olodum seguiu desde 1979 foi adubado por flores e espinhos, contudo, o perfume das rosas embalou nossos corações e mentes, permitindo que, em um lugar especial do mundo, apresentássemos nossas ferramentas de jardineiros e carpinteiros do universo e de uma luta pela igualdade", reforça.

João Jorge ressalta, ainda, que "o perfume das Rosas Olodum tocou nossos corpos e corações" e foram muitas inovações na cultura local. "Em nosso caminhar para o sucesso, nos transformamos em uma referência nacional e internacional. O Olodum, um bloco afro de Carnaval, semeou a ideia de que é possível realizar, fazer cultura, arte, educação e transformar um bairro inteiro", afirma.

Os primeiros dez anos, continua, foram dedicados a "mostrar as garras, levantar a cabeça e firmar-se no cenário, superar as dificuldades e apresentar as novidades da cultura negra". "O Olodum é o desabrochar de uma flor, a Rosa mais preciosa de nossa gente, a pétala de uma flor. O presente divino dos orixás, inquises, voduns e santos para Salvador e para a Bahia. O perfume da vida e da luz eterna com as ondas do mar e como a luz do sol sobre nossas cabeças", finaliza.