OMS não vê motivo para adiar Olimpíada por coronavírus, diz COI

esportes
14.02.2020, 11:49:00
Atualizado: 14.02.2020, 11:49:39
Na esquerda, o presidente da Comissão de Coordenação do COI, John Coates, e Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio-2020 (Kazuhiro Nogi / AFP)

OMS não vê motivo para adiar Olimpíada por coronavírus, diz COI

Os Jogos de Tóquio-2020 começarão em 24 de julho

O coronavírus foi o assunto dominante nos dois dias de reuniões do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020 com membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), na capital japonesa, que terminaram nesta sexta-feira (14) após uma visita técnica à sede da Olimpíada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse ao COI que não há motivo para cancelar ou transferir o evento, que começará em 24 de julho, por causa do surto da doença que começou na China.

"Gostaria de deixar claro novamente que não estamos considerando o cancelamento ou o adiamento dos Jogos. Deixem-me esclarecer isso", afirmou Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio-2020. O governo do Japão revelou que intensificará os exames e medidas de contenção depois de relatar a sua primeira morte de coronavírus e confirmar novos casos, entre eles em um médico e em um taxista.

John Coates, presidente da Comissão de Coordenação do COI, disse que o conselho que o COI recebeu "externamente" da OMS é que "não existe motivo para quaisquer planos de contingência de cancelar os Jogos ou transferir a Olimpíada".

O surto de coronavírus em andamento, cujo epicentro é a cidade chinesa de Wuhan, provocou o cancelamento de alguns eventos esportivos internacionais, além de Pré-Olímpicos de boxe e de badminton que deveriam acontecer na China.

Coates comentou que a coordenação entre a força-tarefa antivírus do Comitê Organizador de Tóquio-2020 e outras autoridades nacionais reforçou a crença do COI de que a situação está sendo tratada adequadamente.

"A expectativa é de que conseguiremos fazer com que os Jogos aconteçam de uma maneira segura para os atletas e os espectadores", disse Coates em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira.



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-e-flagrado-agredindo-folioes-no-campo-grande/
Outros dois colegas dele distribuíram cacetadas em outras pessoas na multidão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ultimo-dia-de-carnaval-em-salvador-tem-ivete-daniela-jau-e-geronimo-sem-cordas/
Confira os destaques da despedida do Carnaval com o chefe de reportagem Jorge Gauthier
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradora-sobe-no-palco-e-danca-com-cantora-no-carnaval-nos-bairros/
No total, são 10 bairros com festas e atrações diversificadas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carnaval-policial-de-folga-se-envolve-em-briga-atira-e-fere-tres-pessoas-no-centro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-6-a-teoria-da-impenetrabilidade/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedido-de-noivado-feito-por-gandhy-marca-inicio-de-desfile-na-barra-veja-video/
Casal de professores começou namoro durante a folia há dois anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-do-carnaval-destaca-pabllo-vittar-gandhy-e-pipocas/
Chefe de reportagem indica o que tem de bom hoje
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hit-no-carnaval-a-chegada-do-brega-funk-na-folia-baiana/
Em alta em todo o país, DJ Pedro Sampaio é um dos nomes mais relevantes do gênero que invadiu os trios
Ler Mais