Onde correr em Salvador?

Listamos alguns locais de treinos escolhidos pelos corredores da cidade

Publicado em 20 de agosto de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Léo Trindade/divulgação

Seja correr para queimar aquela gordurinha que insiste em se acumular no abdômen, seja aquele treino mais puxado de olho no tempo e na distância percorrida ou até mesmo aquela corrida mais tranquila apenas do final de semana. Nada melhor do que correr em um lugar agradável apreciando belas paisagens enquanto conta os quilômetros acumulados. E em Salvador, não faltam opções para treinar. O CORREIO resolveu listar os principais locais de treino da galera que não economiza na quilometragem. Confira.

BARRA De segunda a segunda, a orla da Barra é tomada por corredores amadores ou profissionais. Não é por menos, quem não quer praticar a sua corridinha sendo abençoado pelo Cristo ou observando a beleza do Farol? E ainda tem mais. Se for de dia, ainda pode se dar ao luxo de fazer um regenerativo com um belo banho de mar no Porto.

Com tanta beleza ao redor, a atividade física se torna ainda mais prazerosa. Amanda Lucena entrou em um grupo de corrida há mais ou menos um ano. Aos 28 anos, está se preparando para participar da sua primeira meia maratona, no início de agosto. E, se estiver na cidade, vai repetir os 21km na Maratona Cidade de Salvador, que será realizada no dia 23 de setembro. A prova é organizada pela Prefeitura de Salvador e terá as distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km.

Amanda, que é advogada, treina três vezes na semana e costuma sair da Boca do Rio até o Porto da Barra. “O que mais me agrada de correr na Barra é, sem dúvida, a vista, a energia que o local transmite. Mesmo quando os treinos são mais intensos e cansativos, o lugar acaba dando um estímulo a mais.  Além disso, é um lugar bem completo para treino, pois possibilita que a gente treine tanto no plano quanto na ladeira, o que acaba fortalecendo o corredor”, enumera.

O mesmo acontece com a enfermeira Camilla Sales, 24 anos, que começou a correr há três anos e adota a Barra como local número um para se exercitar. “Devido à vista, tranquilidade, a questão de o terreno ser mais adequado, plano, menos esburacado, traz menos danos ao corpo”, pontua. De segunda a segunda, a orla da Barra é tomada por corredores amadores ou profissionais (arquivo pessoal) RIO VERMELHO / BOCA DO RIO A orla marítima de Salvador é uma das mais extensas do país, com cerca de 50km de praias. Não falta espaço para correr sentindo a brisa do mar. Portanto, outros pontos da orla também são explorados pelos corredores além da Barra. Ainda mais para quem já mora na orla. “Aproveito que moro no Rio Vermelho para correr curtindo a beleza e companhia do mar. Hoje em dia revezo correndo em direção à Boca do Rio ou à Barra. Sempre que possível o fim de semana começa com uma corrida acompanhada de um mergulho na Praia do Buracão. A busca por uma qualidade de vida melhor me motiva a levantar cedo e curtir os benefícios de morar em um bairro da orla”, conta o publicitário Diego Pepe Cordeiro, que pratica corrida há três anos e se prepara para completar a sua segunda meia maratona, em agosto. 

CIDADE BAIXAO clima mais tranquilo da cidade baixa não poderia ficar de fora da nossa lista. As belas paisagens com direito a benção do Senhor do Bonfim tornam o local uma boa opção para os corredores que moram por lá, como é o caso de Bruno Ulisses, que treina há seis anos uma média de 35 a 40km por semana. “Eu sempre saio do Caminho de Areia, vou em direção a Ribeira pela orla, de lá pego o Bonfim, Boa Viagem, Monte Serrat e sigo até voltar para o Uruguai”, conta o seu itinerário.  

O que mais agrada a Bruno na Cidade Baixa é a tranquilidade encontrada pelo caminho. “Eu gosto do fluxo de veículos que é pequeno. Encontro um pouco somente no Caminho de Areia, mas quando chego na orla, o fluxo é bem menor. E o clima ajuda bastante aqui embaixo. Acho favorável para a corrida. Ou eu corro de manhã cedo, sem sol ou então final da tarde. Não gosto de correr pela noite. Corro por aqui por ser próximo da minha casa”, completa.

O que mais agrada Bruno Unisses na Cidade Baixa é a tranquilidade encontrada pelo caminho DIQUE DO TORORÓ Com formato meio ‘oval’, o Dique oferece uma opção de circuito ‘fechado’ para os corredores.  Uma volta completa no Dique equivale a 2.6km percorridos, o que torna uma distância interessante para os atletas iniciantes. O fato de não disputar o espaço de corrida com os automóveis também é outro atrativo do local. Ah! Não podemos esquecer da proteção dos orixás, que observam tudo sob as águas do Dique. Mas nem tudo é beleza no Dique do Tororó. As condições de manutenção do local viraram alvo de reclamação dos corredores. “O Dique é mais próximo da minha casa, só que se torna a segunda opção para treinar por esta maltratado, malcheiroso, o terreno está esburacado e não é mais seguro como antes. Fora a iluminação e o calçamento. Mas não deixa de ser um lugar prazeroso, com uma vista bonita”, explica Camilla Sales.

MAGALHÃES NETO Para quem gosta de se exercitar no final de semana, a avenida Magalhães Neto aparece como uma boa opção. Aos domingos e feriados, a pista é praticamente fechada nos dois sentidos e acaba tomada por corredores, ciclistas e famílias que buscam um lazer no meio do asfalto. Além disso, uma faixa é diariamente reservada para o ciclismo, das 4h às 6h da manhã o que atrai os corredores mais experientes e que também flertam com as bicicletas. “Corro há 13 anos. Já fiz quatro maratonas, dezenas de meia-maratonas e corridas de 5 e 10 km. Faço Triathlon também”, anuncia o cirurgião-dentista, André Sampaio, 39. O cirurgião-dentista André Sampaio treina na Magalhães Neto André costuma treinar na Magalhães Neto, local que consegue aliar os dois esportes. “Aos domingos e feriados ela fica totalmente fechada o que dá segurança, além de ser um treino mais animado. Por ter sempre pessoas correndo também, além de ser uma área de lazer, bom para toda a família”, ressalta o multi-atleta que está na preparação para colocar mais uma meia maratona no currículo e para isso, percorre cerca de 30km por semana. Haja fôlego!

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.