Onde estão os gols brasileiros?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Clara Albuquerque
  • Clara Albuquerque

Publicado em 22 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O fim de temporada europeia traz, claro, o fechamento das estatísticas e números dos jogadores. Considerando que 19 dos 23 convocados pelo técnico Tite jogam aqui no velho continente, é o momento perfeito para analisar o ciclo dos brasileiros que vão para a Rússia. O dado mais óbvio a ser considerado é o número de gols dos nossos atacantes e é aí que vem a questão: onde estão e para onde foram os gols brasileiros? Do que se alimentam e onde vivem?

Ainda que não estejam em extinção, a primeira resposta é que os gols brasileiros estão, atualmente, escondidos. No top 10 dos melhores marcadores nos campeonatos nacionais europeus, temos apenas um brasileiro e que não estará na Copa do Mundo. Jonas, atacante do Benfica, que tem, inclusive, o mesmo número de gols de Messi, vencedor da chuteira de ouro na temporada: 34. A diferença é que os gols na liga portuguesa valem menos do que na liga espanhola. Expandindo a lista para os 20 primeiros colocados, apenas Neymar entra na relação (na 19ª posição) com 19 gols no Campeonato Francês.

Vamos fazer um giro pelas principais praças europeias pra descobrir onde estão, afinal, os gols brasileiros da temporada. Na Inglaterra, é possível encontrar a espécie em maior concentração em dois clubes: Liverpool e Manchester City. O primeiro é Roberto Firmino, que será reserva na Rússia, conforme Tite adiantou durante a convocação: são 27 gols na temporada (17 assistências) incluindo todas as competições. Atrás dele, está justamente Gabriel Jesus, o titular da posição na Seleção Brasileira, com 17 gols (5 assistências). Em nenhum outro país, entre Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, vimos o mesmo número de gols brasileiros. 

Na Espanha, o brasileiro que mais balançou as redes, assim como Jonas, não estará na Rússia: Willian José, do Real Sociedad, que marcou 20 vezes. Depois dele, vem Coutinho, com 10 gols. O atacante do Barcelona, no entanto, jogou apenas metade da temporada no país. Somando o semestre jogado no Liverpool, seriam 22 gols de Coutinho. Em seguida, outro titular de Tite: Paulinho, 8 gols. 

Na Itália, apesar de números mais discretos em relação aos outros países, o destaque é Douglas Costa. O jogador da Juventus teve um crescimento considerável na reta final 2017/2018 e vai chegar na Rússia na sua melhor forma: 6 gols e 14 assistências. Na Alemanha, podemos até falar em perigo de extinção. Nenhum jogador que atua no país foi convocado pra Copa. O gol não é um detalhe, mas tem sido praticamente artigo de luxo para os brasileiros na Europa. 

Às claras No próximo sábado, Real Madrid e Liverpool disputam a final da Liga dos Campeões, em Kiev, na Ucrânia, colocando 17 títulos do torneio em campo. Entre os titulares, três brasileiros que, em seguida, se juntam ao grupo que vai pra Rússia: Firmino pelo Liverpool, Marcelo e Casemiro pelo Real Madrid. E já que estamos falando de gol, o confronto coloca os dois melhores ataques do torneio frente a frente: 40 gols pelo lado inglês e 30 do lado espanhol. Imperdível.

Clara Albuquerque é jornalista e correspondente na Europa