ONU adverte que mudança climática é a pior ameaça para o mundo

Secretário-geral da organização, António Guterres pediu maior ambição dos países para combater o aquecimento global

Publicado em 15 de maio de 2018 às 14:22

- Atualizado há um ano

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, advertiu nesta terça-feira (15) em Viena que a mudança climática é a maior ameaça do mundo e pediu mais ambição para enfrentá-la. "A mudança climática é, simplesmente, uma ameaça existencial para a maioria da vida no planeta, incluindo e especialmente, a vida dos seres humanos", advertiu Guterres, que participa da R20 Austrian World Summit, uma cúpula sobre os objetivos de desenvolvimento da ONU, com especial atenção ao clima.

Guterres afirmou que em seu cargo de principal responsável da ONU enfrenta a cada dia os problemas e desafios de um mundo complexo, mas que nenhum deles "é tão urgente tanto como a mudança climática". O político português insistiu que é preciso criar uma "sensação de urgência" e coordenar esforços "enquanto ainda houver tempo de limitar o aumento das temperaturas abaixo dos dois graus centígrados".

Não ultrapassar esse limite é um dos objetivos do Acordo do clima de Paris, adotado em dezembro de 2015. Objetivos que Guterres alertou que não serão suficientes, por isso que pediu mais ambição para aplicá-los."Necessitamos de uma nova revolução energética. A Idade de Pedra não terminou porque acabaram com as pedras no mundo. Não temos que esperar que acabem com o petróleo e o carvão para acabar com a idade dos combustíveis fósseis", disse.Guterres insistiu na perspectiva e nas oportunidades econômicas dessa revolução energética.

Assim, lembrou que as energias renováveis são mais baratas e que o preço caiu na última década, que há muitas oportunidades de negócio e que a poluição do ar representa uma enorme carga, não só pelas vítimas que causa, mas também em termos econômicos.

O principal responsável da ONU alertou que a mudança climática segue movimentando-se mais rápido do que as ações para combatê-la e que quanto mais dano causar ao planeta, o impacto será mais severo e irreversível.

Com informações da Agência EFE.