ONU declara guerra aos canudos, saiba por que

Atores brasileiros lançam campanha #paredechupar para conscientizar população

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 13 de junho de 2018 às 11:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: reprodução do youtube)

Sabe aquele canudo de plástico que você consome quando vai beber um refrigerante, suco ou água? Ao final do dia ele engrossará uma estatística que estima que 1 bilhão de unidades desse tipo de material é descartada diariamente em todo o mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Se todos esses canudinhos fossem colocados um em cima do outro, seria criada uma estrutura que daria cinco voltas em torno do planeta Terra. 

O plástico leva até 450 anos para se decompor, enquanto um canudo feito a partir desse material fica, em média, apenas cinco minutos na boca do consumidor. O problema se agrava porque o produto é muitas vezes descartado nos mares e rios, o que coloca em risco a biodiversidade marinha e a sobrevivência de milhões de pessoas que dependem dos peixes.

“Eu evito ao máximo os canudinhos plásticos, a exceção é quando bebo água de coco ou produtos como achocolatados, que já vêm com os canudos embutidos”, conta a designer Liana Barreira, 31 anos.

No Brasil, país que é o 16º maior poluidor dos mares, cerca de 95% dos resíduos sólidos encontrados nas praias é plástico, de acordo com uma pesquisa do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), em parceria com o Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida).

Alerta“Nosso mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais. Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas acabam nos oceanos”.O alerta é do secretário-geral da ONU, António Guterres, em mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado em 5 de junho. Na ocasião, o chefe das Nações Unidas observou que se as tendências atuais continuarem, em 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes.

Algumas campanhas de conscientização procuram reduzir esses índices. A ONU Meio Ambiente, por exemplo, lançou a iniciativa #CleanSeas (Mares Limpos), em fevereiro do ano passado, com o objetivo de envolver governos, sociedade civil e setor privado na luta contra o lixo plástico marinho. A meta é abordar o tema durante os próximos cinco anos, além de disponibilizar uma plataforma (cleanseas.org) para disseminar boas práticas.

#paredechupar

Em nível nacional, a campanha #paredechupar procura, de forma bem-humorada, alertar para a necessidade de as pessoas passarem a recusar os canudos plásticos. Idealizado pelo ator Sergio Marone e pela ativista ambiental Fe Cortez, o movimento inspirado na ação #stopsucking reuniu artistas como Sheron Menezes, Fernanda Paes Leme e Mart’nália na tentativa de influenciar a sociedade (assista ao vídeo aqui)

Entre as alternativas propostas para abandonar os canudos plásticos, a campanha cita a possibilidade de simplesmente tomar a bebida, em vez de chupá-la. Também é possível utilizar o produto feito com materiais biodegradáveis, que não levam muito tempo para se decompor, e os reutilizáveis (produzido com vidro, aço inoxidável, cobre, bambu, entre outros).

A iniciativa sugere ainda que as pessoas desafiem os donos dos restaurantes a banirem os canudinhos plásticos, além de compartilhar o vídeo institucional da ação com pelo menos dez contatos, com o objetivo de disseminar o assunto.

Outra campanha, intitulada Mares Limpos (aqui), apresenta uma websérie quinzenal de dez episódios sobre os riscos que o lixo marinho representa. A iniciativa propõe que as pessoas experimentem deixar de utilizar os canudos plásticos durante duas semanas, a fim de contabilizarem quantos não foram consumidos. Em seguida, é possível compartilhar o número com a hashtag #mareslimpos.

Proibição

A cidade do Rio de Janeiro está próxima de banir os canudinhos de plástico dos restaurantes e bares. Isso porque os vereadores aprovaram no último dia 7/6, um projeto de lei que obriga os estabelecimentos da capital a usarem canudinhos de papel biodegradável ou de material reciclável. Quem descumprir será multado em R$ 3 mil. A lei ainda depende de sanção do prefeito Marcelo Crivella.

10 dados alarmantes sobre o lixo plástico:

1 - 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos;

2- 1 bilhão de toneladas de canudos plásticos é descartada diariamente no mundo;

3 - O número de canudinhos plásticos descartados equivale a cinco voltas no planeta Terra;

4 - Um canudo plástico fica, em média, apenas 5 minutos na boca do consumidor;

5 - O plástico leva até 450 anos para se decompor;

6 - 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por plástico;

7 - No ranking dos maiores poluidores mundiais dos mares, o Brasil está na 16ª colocação;

8 - Em 2050, uma vez mantidos os níveis atuais, os oceanos terão mais plástico do que peixes;

9 - 90% das aves marinhas e metade dos mamíferos que vivem no mar já ingeriram algum tipo de plástico;

10 - Uma em cada três tartarugas já ingeriu plástico, confundindo-o com alimento.

Fonte: ONU