Operação em três estados investiga fraudes em dados de veículos junto aos Detrans

Fraudes permitiam que caminhões circulassem com excesso de peso nas rodovias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2018 às 06:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/PRF

Uma operação para desarticular grupos criminosos que fraudaram dados de veículos junto aos Detrans foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (21). A Operação Raptores é uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Na Bahia, foram identificados 128 veículos fraudados. 

[[galeria]]

Ao todo, são 36 mandados de prisão, busca e apreensão nos estados do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. De acordo com o Ministério Público da Bahia, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Alcobaça e Prado. 

De acordo com a PRF, o objetivo da operação é desarticular e colher provas da atuação de associações criminosas especializadas em modificações e alterações ilegais de veículos e em dados cadastrais veiculares. O MP informou que a investigação começou há quase 10 meses e identificou a existência de associações criminosas que atuavam alterando ou modificando informações de veículos de forma ilegal e inserindo essas modificações nos sistemas dos Detrans.

Segundo informações da TV Bahia, as fraudes permitiam que caminhões circulassem com excesso de peso. Servidores e despachantes são alvos da operação.

Além da PRF baiana, o trabalho é realizado por promotores de Justiça e policiais militares do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e por promotores que atuam em Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis e Prado. Os trabalhos são realizados sob a coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Central) do Espírito Santo.