Operação flagra 'gato' de água em restaurantes da Graça e Barra

Nos dois casos, o 'gato' foi feito depois que a ligação foi cortada por falta de pagamento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2018 às 23:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Embasa

Técnicos da Embasa, acompanhados de policiais civis, militares e do Departamento de Polícia Técnica, identificaram duas ligações clandestinas abastecendo restaurantes nos bairros da Graça e da Barra durante uma operação de combate a fraude no consumo de água nesta quarta-feira (29). A primeira fraude foi encontrada em um estabelecimento localizado na Avenida Euclides da Cunha, na Graça. Já a segunda estava abastecendo um imóvel que funciona como bar e restaurante na Avenida Oceânica, na Barra. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados. “Nos dois casos, flagramos reaberturas indevidas das ligações, que haviam sido cortadas por falta de pagamento. Os infratores improvisaram uma ligação direta, para evitar o registro do consumo de água pelo hidrômetro”, explica o gerente comercial da Embasa, Israel Martins. A empresa retirou as fraudes, conhecidas como 'gato', e irá calcular o prejuízo causado e os valores das multas que serão aplicadas aos responsáveis. Provas coletadas pela Polícia Técnica serão relatadas no inquérito policial e os infratores serão intimados para depor na 14ª Delegacia Territorial de Polícia, na Barra. Além dos casos suspeitos, identificados por meio das análises de consumo e do cruzamento de dados no sistema comercial, a empresa conta com o apoio da população, que pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195. 'Gato' é crime O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.