Operação integrada combate desmatamento ilegal no entorno do Polo de Camaçari 

Grupo é investigado por desmatar grande parte do Anel Florestal que circunda o complexo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2020 às 15:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
. por Foto: SSP/Divulgação

Uma operação integrada de combate a crimes ambientais desencadeada, nesta quarta-feira (7), identificou uma ampla área de desmatamento ilegal na região do Anel Florestal do Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Além das Forças da Segurança Pública, participaram da ação órgãos de fiscalização e proteção do município e do Estado. As informações são da assessoria da Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

De acordo com o major Moisés Medina Travessas, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial (PI), o anel florestal serve como proteção para a comunidade. “Esse anel que, em caso de acidente, protegerá a comunidade não pode ser desvatado”, afirma o major.

De acordo com o oficial, os criminosos desmataram uma área grande do bioma. “Eles tiraram a vegetação, cortaram os pinhos e já estavam cercando para fazer lotes”, explicou Travessas. 

[[galeria]]

Ainda de acordo com a SSP, a titular da 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari), delegada Thais Siqueira, solicitou perícia para identificar o tamanho da área destruída. “Uma máquina utilizada para derrubar as árvores foi apreendida, mas as investigações continuarão para buscar a identificação dos reesposáveis pelo crime”, comentou a titular. Um traficante foi capturado em flagrante no local e encaminhado à delegacia. 

Integraram a ação equipes da Cipe Polo Industrial, 12º Batalhão de Polícia Militar/Camaçari, Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa), 12ª Delegacia Territorial, Prefeitura de Camaçari, Comitê de Fomento Industrial de Camaçari.