Operação Polêmica: polícia prende suspeito de distribuir drogas do BDM

Ele é o 16º alvo localizado na operação, que foi deflagrada na semana passada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2018 às 12:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Alberto Maraux/Divulgação/SSP-BA

Leo Mala foi preso em Pernambués por agentes do COE (Foto: Alberto Maraux/SSP) Leandro dos Santos França, 37 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (13) no bairro de Pernambués, em Salvador. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Leandro é o 16º alvo localizado na megaoperação 'Polêmica' deflagrada na semana passada, na Bahia e no Rio de Janeiro, e que identificou conexões da facção Bonde do Maluco (BDM) no Sudeste do país.

A Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil prendeu Leandro, segundo a SSP, após ações de inteligência em Pernambués. Depois da captura, a diligência seguiu até um imóvel, em Colinas de Pituaçu, onde foram apreendidos R$ 3,2 mil em espécie e eletrodomésticos.

"Os policiais civis da COE receberam a informação de que 'Léo Mala', apelido de Leandro, estava em Pernambués. Uma campana foi montada e o criminoso, que possuía mandado de prisão em aberto, acabou preso. Léo Mala era responsável pela distribuição de drogas da quadrilha e tinha duas passagens na polícia pelo crime de tráfico e associação", afirmou a SSP, em nota. 

Leandro e os materiais apreendidos seguiram para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), onde ele será ouvido e depois encaminhado para o sistema prisional.

[[galeria]]

Batizada de Polêmica, a operação foi deflagrada no dia 9 de agosto, tendo como principal alvo o BDM, uma das quatro maiores facções criminosas da Bahia. A megaoperação foi resultado de uma investigação que durou um ano e meio, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), e foi realizada pelo Draco e pela Superintendência de Inteligência da pasta.

A seção do BDM era liderada por Alex de Jesus da Hora, conhecido como Argentino, 27, morto em confronto com a PM no último dia 22 na cidade de Serra Dourada, Oeste baiano, onde ele e outros criminosos explodiram agências bancárias. A suspeita da polícia é de que a quadrilha é responsável por crimes como tráfico de drogas, homicídios e assaltos a bancos.

Com mandados de prisão foram detidos Átila Santos Cortes, 35, Breno Tiago Santos de Jesus, 25, William Couto Neves, 24, Estanislau do Vale Costa, 32, Jorge Luís Dias Muniz, 26, Rodrigo Santos Lima, 27, Bruno Estean Almeida de Oliveira, 32, e Ana Mary Euzébio de Argolo, 46.

Em flagrante foram presos Caio Oliveira Santos, 23, Filipe Souza Queiroz, 28, Israel de Jesus Santos Filho, 26, e Igor da Silva Azevedo, 22.

Durante a operação, um adolescente também foi apreendido em flagrante com o quarteto. Com o grupo, a polícia apreendeu R$ 3,2 mil em espécie, uma pistola calibre 40, uma pistola calibre 380, três revólveres calibres 44 e 34, munições, além de seis veículos modelos BMW, Sportage, Tucson, Fox, Gol e Honda City além de uma motocicleta.

Já William Argolo Campo, o Sky, 20, foi morto em confronto, segundo a SSP. Havia um mandado de prisão contra ele.

Ainda de acordo com a SSP, a atividade mais recente do grupo ligado ao BDM foi registrada em Serra Dourada, em julho deste ano, quando os bandidos explodiram duas agências bancárias e fugiram logo em seguida.

Menos de uma semana depois do crime, os integrantes da facção – que tem como cabeça o assaltante de banco José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, procurado atualmente pelas polícias Civil, Militar e Federal – foram mortos em um confronto com a polícia, na zona rural do mesmo município. Além de Argentino, foram mortos o paraibano Samuel de Oliveira Aguiar, 30, o baiano Genilson Gomes de Jesus dos Anjos, 34, o paulista Washington Batista do Nascimento, 33, e outro assaltante não identificado.