Operação prende suspeitos de envolvimento nas mortes de Marielle e Anderson

Operação está sendo realizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 08:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Uma operação prendeu suspeitos de envolvimento nas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Goems, na manhã desta terça-feira (22). Chamada de Os Intocáveis, a operação foi realizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Cerca de 140 policiais participam da ação. Foram expedidos pela Justiça 13 mandados de prisão preventiva contra a organização criminosa. A operação está sendo realizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.

O objetivo da operação é atacar a milícia que explora o ramo imobiliário em Rio das Pedras. De acordo com o jornal O Globo, há indícios de que dois dos alvos de prisão comandem o Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda.

A denúncia do MP aponta a milícia de Rio das Pedras como a responsável pela extorsão de moradores e comerciantes da região com cobranças ilegais de taxas referentes a "serviços" prestados. 

De acordo com a denúncia do Ministério Público, a milícia oculta bens adquiridos com proventos das atividades ilícitas e falsifica documentos públicos. Dentro da quadrilha, cada um exerce uma função, como contadores ou despachantes para o pagamento de propina.

Os suspeitos são denunciados por praticar agiotagem e utilizar ligações clandestinas de água e energia, além de cobrar por outros serviços como TV a cabo, gás, transporte alternativo e proteção de comerciantes.