Operação Voo Seguro combate invasão de terras da União

Cerca de 50 policiais federais cumprem 8 mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão temporária

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2019 às 09:25

- Atualizado há um ano

A Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira (14) a Operação Voo Seguro, para desarticular grupo criminoso que pratica a invasão de terras da União, crimes ambientais e atenta contra a segurança do transporte aéreo.

Cerca de 50 policiais federais cumprem quatro mandados judiciais de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária em Palmas, todos expedidos pela 4ª Vara Federal da cidade.

A ação contou com apoio da Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAER-SSP/TO.

A assessoria de comunicação da Polícia Federal diz que a investigação revelou que o grupo criminoso, capitaneado pelo presidente e vice-presidente de uma associação, incentivava e financiava as ocupações ilegais de terras de propriedade da Infraero, especialmente mediante comercialização de lotes, sem possuir título legítimo do terreno.

A mencionada associação instalou cercas delimitando a área invadida e, desde então, vinha realizando desmate indevido na vegetação local e provocando incêndios, o que pode comprometer a segurança dos voos, das pessoas em solo e dos próprios invasores

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, invasão de terras públicas, crimes ambientais e atentado contra a segurança de transporte aéreo.

A operação foi batizada de Voo Seguro, pois visa resguardar a segurança da aviação civil e militar.