Operário foi o terceiro morto em sondas de petróleo na BA este ano

Foram 41 acidentes somente este ano; corpo da vítima foi sepultado hoje

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 17:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

Ainda não se sabe o motivo pelo qual o cabo que sustentava uma máquina de içagem da empresa de exploração de petróleo Petrorecôncavo se rompeu matando o operário Lucian Nobre Santos, 28 anos, nesta segunda-feira (27).

Quando foi atingida, a vítima realizava uma intervenção de limpeza na torre de um poço terrestre que ficava a 12 metros do solo da empresa, localizada em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O corpo do operário foi sepultado no final da manhã desta terça-feira (28), sob forte emoção, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.  De acordo com dados do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindpetro-BA), só neste ano, foram 41 acidentes em empresas do setor - 38 sem mortes e três com vítimas fatais. Desse total, 15 vítimas eram funcionários das empresas e 27 terceirizados. Todos trabalhadores que morreram realizavam serviços secundários, assim como Lucian.   Acidente Os familiares da vítima evitaram falar com jornalistas durante a cerimônia fúnebre, mas colegas de trabalho disseram que o operário se preocupava com questões de segurança. No momento em que foi atingido pelo cabo, por exemplo, o operário estava com um cinto que lhe prendia a torre em que realizava a manutenção. O acidente aconteceu na Estrada do 20 mil, próximo à Estação São Roque. 

O cabo que rompeu pertencia a um equipamento chamado catarina que é utilizado para fazer içagem de tubos de perfuração. No momento em que o cabo foi rompido, ele não estava içando nenhum tubo. A catarina chega a pesar quatro toneladas. Em operação, pode chegar a atingir seis toneladas. Os funcionários da empresa não conseguem entender como o material de aço poderia ter se rompido.  

Vistorias Segundo o técnico de segurança do trabalho da empresa Petrorecôncavo e diretor do Sindpetro-BA, Luiz Matos Júnior, manutenções corretivas são feitas há cada seis meses. Há cada 15 dias, são feitas vistorias no equipamento, como exige o protocolo de segurança da empresa. Uma sindicância foi aberta pela Petrorecôncavo para apurar o que teria causado o rompimento do material. "É um cabo muito grosso que havia recebido manutenção recentemente. Por isso, abrimos um inquérito que deve ser cuidadoso para entender o que teria causado o rompimento. Queremos saber se foi uma falha mecância ou humana", explica. Durante a ruptura do cabo, a catarina despencou caindo sob a plataforma. Ninguém ficou ferido com a queda do equipamento. Após o acidente, Lucian foi socorrido e conduzido ao Hospital Municipal de Mata de São João, mas não resistiu aos ferimentos. Ele teve um corte entre o ombro e o pescoço. "Ele ficou preso com os equipamentos de segurança, possivelmente o cabo caiu chicoteado-o. O operário ficou preso pela parte femural na torre, já que estava com o cinto de segurança", acrescenta o técnico em segurança. A vítima era filho único e estava noivo. Ele prestava serviços à empresa havia cinco anos e sete meses. Embora morassse em Salvador, o operário passava a maior parte do tempo na cidade de Catu, onde dividia apartamento com colegas de trabalho. Seu corpo foi sepultado por volta das 11h30. 

Nota da empresa Petrorecôncavo: "A Petrorecôncavo comunica, com profundo pesar, o falecimento nesta madrugada do colaborador Lucian Nobre Santos, 28 anos, que trabalhava na empresa há quase seis anos, vítima de acidente de trabalho na sonda SPT-PR-02 que operava no campo Remanso, localizado no município de Mata de São João, Bahia. Ele foi socorrido imediatamente e conduzido ao Hospital Municipal de Mata de São João, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu.  A Petrorecôncavo emitiu a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e está prestando toda a assistência à família neste momento de dor irreparável.  As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. O velório e o sepultamento serão realizados nesta terça-feira (28/8) a partir das 8h no cemitério Jardim da Saudade em Salvador".

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier