Oposição deve ser decisiva na eleição para presidente da Assembleia

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa deve ser decisiva na corrida  pela presidência da Casa, disputada pelos deputados Nelson Leal (PP),  Rosemberg Pinto (PT), Adolfo Menezes (PSD) e Alex Lima (PSB). Enquanto a  briga caminha para uma polarização entre PP e  um dos três, os  oposicionistas terão forte influência no pleito, como ocorreu na eleição de  Angelo Coronel (PSD) no ano passado. Por enquanto, Leal já tem os apoios  declarados de PCdoB e PDT e soma, ao todo, 18 votos. No outro lado, PSD,  PT e PSB acordaram que não vão bater chapa. Aquele que conseguir mais apoios entre Rosemberg, Menezes e Lima terá o aval dos  demais, segundo um líder partidário ouvido pela Satélite. “Como a disputa caminha para dividir a bancada governista, os votos da oposição serão cruciais”, avaliou  outra liderança do bloco governista. 

Em viagem à Europa, o governador Rui Costa (PT) não ficou nada satisfeito com as movimentações de PP, PCdoB e PDT. O petista havia pedido que os  partidos aguardassem o retorno dele antes de avançarem nas articulações.

Convocação Rui marcou reunião com a base na próxima segunda-feira e colocou a disputa pela Assembleia na pauta. O encontro promete ser quente diante das trocas de farpas entre os líderes da base, como o senador Otto Alencar (PDT), o vice-governador João Leão (PP) e o presidente do PT baiano, Everaldo Anunciação.

Reação O deputado Adolfo Menezes (PSD) afirmou à Satélite que “o PP passou por cima. Eu não me movimentei, nem Rosemberg e Alex, em consideração ao governador. Leão e a turma dele foram avançando, mas não está nada decidido”, disse. Para Menezes, mesmo que o PP tenha hoje 18 votos, ainda está muito distante dos 32 necessários. “Tem muito jogo ainda”. 

Passando o bastão A transição no comando da Câmara Municipal de Salvador, que começaria na próxima semana, foi antecipada. Ontem, o atual presidente, Leo Prates (DEM), e o novo comandante, Geraldo Júnior (SD), deram início aos trabalhos e até gravaram um vídeo animados com a transição. 

Virou réu Secretário-geral do PP na Bahia, o ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro virou  réu na Justiça Federal em uma ação de improbidade administrativa. Ele é  acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de irregularidades em um  convênio firmado com uma empresa para a construção do Centro de Artes e  Esportes Unificados, quando era prefeito. A denúncia foi recebida pela juíza federal Letícia Daniele Bossonario, da 1ª Vara de Ilhéus.

"Como bem disse a cantora, o problema é que, às vezes, o assédio vem disfarçado de brincadeira ou piada. Talvez por isso, muitas pessoas achem normal quando uma mulher é ‘objetificada’ ou tem seus limites desrespeitados, sendo reduzida a uma mera fonte de satisfação sexual", Ireuda Silva, vereadora, do PRB, ao repudiar o assédio sofrido por Claudia Leitte no último domingo

Trânsito A Câmara dos Deputados avançou nos debates do projeto de lei que só permite multar motorista quando a velocidade exceder em 10% à permitida. A proposta foi aprovada na Comissão de Viação e Transportes da Casa e segue, agora, para o Colegiado de Constituição e Justiça.

"Na condição de advogado, ainda que licenciado, digo que se a Ordem for entregue a Fabrício, está muito bem entregue. Ele conhece a estrutura, é respeitado em Brasília e transita com muita liberdade entre os demais conselheiros federais", Sílvio Pinheiro, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ao declarar apoio ao candidato à presidência da OAB-BA, Fabrício Castro