Assine

Oposição prepara ofensiva à grampos telefônicos da SSP


 

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • Da Redação

Publicado em 17/08/2017 às 06:14:32
Atualizado em 17/04/2023 às 10:48:04
. Crédito: .

Lideranças da oposição na Assembleia preparam uma ofensiva para abrir a caixa-preta em torno das interceptações telefônicas realizadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). A frente de pressão tem origem na descoberta do cerco montado pela Operação Vortigern contra o superintendente de Inteligência da SSP, Rogério Magno de Almeida Medeiros, noticiada na edição de ontem. Após cobrarem em plenário esclarecimentos do governo do estado sobre o motivo das buscas e apreensões feitas pela Polícia Federal na residência de Medeiros, que comanda a central de escutas, os deputados Adolfo Viana (PSDB), Fabio Souto (DEM) e Carlos Geilson (PSDB) decidiram reunir a bancada, semana que vem, para colocar a denúncia na pauta de prioridades do grupo.

Ajuste de mira   Inicialmente, os oposicionistas vão concentrar esforços para descobrir o tipo de material apreendido pela PF em 7 de julho, quando o Superior Tribunal de Justiça autorizou a varredura na casa de Rogério Medeiros, um dos alvos da investigação sobre vazamento de informações sigilosas no Tribunal de Justiça da Bahia."O Distritão não interessa ao Brasil, só a alguns grupos, em especial do ponto de vista econômico", Luiz Caetano, deputado federal do PT, ao anunciar voto contra polêmica proposta da reforma políticaLevante dos xerifes A ação da PF sobre o número um da área de  inteligência da SSP reacendeu as críticas de delegados da Polícia Civil ao modelo adotado para operações com escutas telefônicas na Bahia.  Em nota, o sindicato da categoria (Adpeb) cobrou esclarecimentos ao governador Rui Costa (PT) e lembrou que, há um ano, os delegados suspenderam pedidos de interceptação. “Os fatos narrados são gravíssimos. Especialmente, por terem ocorrido no âmbito de um órgão que, na atual gestão da SSP, centraliza todas as investigações criminais da Civil, inclusive as sigilosas”, diz a Adpeb, para quem a atuação do setor de inteligência viola a lei sobre a atividade policial e a Constituição.

Dito e desdito Chefe do Ministério Público do Estado (MP) no segundo governo Jaques Wagner (PT), o procurador de Justiça Wellington César Lima e Silva desmentiu a postagem em que o vereador José Trindade (PSL), líder da oposição na Câmara, atribui a ele o auxílio na elaboração da queixa-crime contra o prefeito ACM Neto (DEM). “Nunca tinha visto (Trindade) na vida. Não tenho vaga ideia do teor (da queixa)”, disse, em entrevista ao site Bahia.ba. Minutos depois, Trindade negou o que ele mesmo havia afirmado nas redes sociais.

Aliança tricolor O secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Guilherme Bellintani, garantiu que não há qualquer chance de disputar o comando do Bahia contra o atual presidente do clube, Marcelo Sant’Anna. “Pertencemos ao mesmo grupo e fiz parte do núcleo que lançou sua candidatura. Meu apoio à reeleição de Marcelo é incondicional. Sou leal ao presidente e jamais entraria em um bate-chapa com ele”, afirmou.

Quebra-mar Cardeais da base aliada ao Palácio de Ondina avaliam que o movimento “Volta, Wagner” perdeu força. A princípio, atribuem o recuo à mudança de foco do noticiário, no rastro das reformas política e previdenciária, e à atuação dos articuladores do governo Rui Costa para deter a onda no nascedouro.

Pílula

Em avanço O vereador José Carneiro (PSDB) avançou no páreo pela presidência da Câmara de Feira de Santana, vaga desde a morte de Ronny Miranda (PHS). Ontem, o tucano amarrou a adesão de nove dos 21 parlamentares da Casa. Caso atraia mais um, garante maioria para vencer.