OR vai lançar residencial de alto luxo no último terreno do Horto

Detalhes do projeto foram revelados em entrevista exclusiva para o CORREIO

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Eduardo Pedreira classifica o novo residencial da OR como o melhor projeto da construtora nas últimas três décadas. (Foto: Imas Pereira) Prestes a completar um ano do início de um novo ciclo, a OR, empresa do Grupo Odebrecht, se prepara para lançar um empreendimento de alto padrão que ocupará o último terreno disponível para construção no Horto Florestal, um dos bairros mais caros de Salvador. Em um bate papo com o CORREIO, o diretor e superintendente da empresa no Nordeste, Eduardo Pedreira, revelou com exclusividade os detalhes do projeto que ele considera o melhor da construtora nos últimos 30 anos. Também comentou sobre os planos da empresa para a Bahia nos próximos anos. 

Há um ano a OR anunciou o seu último lançamento na Bahia. E agora que o mercado aponta para uma melhora, a construtora se prepara para voltar a lançar. O que o público pode esperar?  Ainda no segundo semestre de 2018, lançaremos o melhor projeto da Odebrecht nos últimos 30 anos. Será um residencial no último terreno do Horto, aqui em Salvador. Duas torres residenciais, com apartamentos de alto luxo de 285m² e 230m³, dois por andar em cada torre, com tecnologias de sustentabilidade integradas. Teremos um design arrojado e moderno, e para isso trouxemos uma equipe de arquitetos que inclui Sidney Quintela no projeto arquitetônico, Alex Hanazaki para o paisagismo, e o Flavio Moura, de interiores, entre outros.  

Então a sustentabilidade segue como um foco da OR?  Esse projeto traz uma consciência ambiental muito forte. Teremos uma estação de captação de energia solar que vai servir para a alimentação de iluminação de todas as áreas comuns, tomadas para carros elétricos, seguindo uma tendência mundial, reaproveitamento das águas que serão processadas em uma estação de tratamento própria e será reutilizada, isso gera uma cultura de consumo consciente de recursos naturais, além de trazer uma economia grande para os moradores. A parte ambiental será  totalmente integrada, preservando boa parte do terreno, e vamos criar nessa área de preservação um bosque de contemplação, que dará às pessoas, a oportunidade de utilizar mirantes em meio às árvores.

Toda a preocupação com os detalhes do projeto é um sinal da importância da Bahia no novo ciclo da empresa? Como a empresa é baiana, a Bahia é prioritária. Salvador é o coração da empresa, a cabeça pode estar em São Paulo, mas o coração está aqui. A Bahia é o nosso foco de atuação e voltamos a atenção para o desenvolvimento sustentável, pois não existe empresa forte em um lugar pobre, então a nossa missão é desenvolver a sociedade, pois assim a nossa empresa também se desenvolve. Esse projeto, por exemplo, vai gerar 1,5 mil empregos diretos, isso vai criar um impacto econômico e uma melhoria de vida na realidade de muitas famílias. 

Qual a leitura que a OR tem feito do atual momento do mercado imobiliário baiano? O mercado nunca teve estoques tão baixo, o nível antes estava em torno de 5 mil unidades, hoje não passa de 1,5 mil. O que há é uma falta de geração de emprego e renda para que os negócios entrem no ciclo de retomada, mas a gente não pode ficar esperando que as coisas mudem, e nós do grupo Odebrecht temos noção que precisamos ser a mola propulsora disso. Nós acreditamos que em 2019, independente de economia, o mercado deve voltar a melhorar, por conta da falta de estoque e isso vai ser muito importante.

Quem é Eduardo José Pedreira F dos Passos Sobrinho tem 42 anos, e é natural de Salvador, Bahia. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2001, ele ingressou na Odebrecht ainda como como estagiário em 2000 e seguiu carreira até alcançar o cargo de superintendente regional.