Oráculo do Saboeiro antevê 2020

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Paulo Leandro
  • Paulo Leandro

Publicado em 30 de novembro de 2019 às 16:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

 Contam os eremitas, histórias de uma Bahia arcaica, onde erigiam-se templos às divindades e a elas consultavam-se predestinações e antecipavam-se veredictos, graças à clarividência transferida do desempenho nos campos para a dimensão desconhecida do extra-mundano. 

Popó, Siri, Carlito e, mais recentemente, Gilson Gênio e Alex Alves, bem como Juvenal, Vicente Arenari, Biriba, Perivaldo, Hamilton Pé-de-Pato e uma imensa seleção de imortais, capitaneados por Roberto Rebouças e Mário Sérgio, são ainda hoje cultuados nestes louvores. 

Os mais habituados aos contatos arriscam-se a uma perguntinha, levando em alta conta as dicas, nem sempre fáceis de entender, pois podem conter enigmas, provocando no interlocutor interpretações opostas às intenções ou mal-entendidos difíceis de desatar. 

Arreiam-se as oferendas, em forma de redes para balançar, ou boas bolas, senão novinhas, mas as mais agradáveis, de couro legítimo, ajeitadas com a ajuda de Hefesto, com sua oficina situada na rua Corpo Santo, no bairro do Comércio. 

- Como será o Vitória em 2020, se o Gigante afirmou fortalecer a base, a fim de gerar receita com a venda de bons talentos? Vamos subir como campeões da Série B? Com que Aquiles, qual Enéias, de onde virá Odisseu? 

A resposta da Pitonisa veio com uma citação de certezas. Como este Oráculo, localizado no bairro do Saboeiro da Babilônia, vê os fenômenos pelo prisma vertical positivo e jamais de cabeça para baixo, serviu-se para antecipar o 2020 rubro-negro: 

- O destino do grande é ser grande. Já vem do nascimento: se a vontade de potência não o desampara é porque terá nascido em plenitude. E quem nasce em plenitude, tende a ganhar mais força, embora já seja pleno de origem. Vejo ascensão, êxito e sorte inesperada. 

A visão da sorte inesperada pode ser interpretada como alguma dificuldade capaz de levar a hesitação. Algum possível tropeço ou erro de escolha na possibilidade de ser, a cada momento de existir. 

Sorte inesperada implica não desistir ou não se deprimir quando algo der errado. O inesperado traz a boa surpresa, sustentada pelos vaticínios anteriores da roda da fortuna: ascensão para a série principal e êxito, confirmados pelo poder incansável do trabalho das moiras fiandeiras do destino. 

- Como ficará o Bahia da Cidadania, cuja queda de produção coincidiu com as campanhas afirmativas, a ponto de manchar as camisas de óleo para denunciar o terror no mar do Nordeste, além de alinhar-se aos indígenas, e contra o racismo, entre outras ações capazes de fazer do clube uma sociedade civil querida mesmo por torcedores de outros times? 

O oráculo disse apenas: “julgamento”. Mas permitiu o milagre da visão de um anjo posicionado sobre uma nuvem, com as grandes asas abertas, fazendo soar uma trombeta, tendo afixada uma bandeira verde, com uma cruz vermelha. 

Ao fundo, o brilho trazia a significância de luz intensa. Abaixo, um homem barbudo e de cabelos compridos trazia as mãos em oração, próximo a uma mulher, loira, em situação semelhante, deixando mostrar o seio esquerdo. De costas, um homem nu, provavelmente na mesma posição da oração. Separando o casal, de um lado, e o homem solitário, do outro, havia um muro baixo de tijolo aparente.

Paulo Leandro é jornalista e professor Doutor em Cultura e Sociedade.