Orientações e cuidados na prática de exercícios físicos

Alimentação, boa hidratação e descanso estão entre as dicas para uma rotina equilibrada de treinos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2018 às 14:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

A prática regular de atividades físicas traz benefícios para o bom funcionamento do corpo e da mente. Em nível corporal, os efeitos são vistos sobre o desenvolvimento muscular, ampliação de rendimento, fortalecimento dos ossos e articulações, aumento de força e ganho de flexibilidade. Inserir exercícios na rotina, acaba sendo um dos pilares para quem busca uma vida mais saudável e equilibrada.

Para cuidar de você e da sua saúde, o Sou Verão convidou Jedson Seixas - educador físico e personal trainer, para um papo sobre os cuidados necessários na hora de trabalhar o corpo e aproveitar o verão.  Vamos lá? Levanta da cadeira e vem ver! 

Quais os cuidados necessários antes da prática de atividades físicas? Jedson Seixas - Antes de qualquer atividade física, deve-se fazer um check-up com o profissional adequado, a fim de verificar sua condição física e, em especial, a cardiovascular. A partir daí, buscar um educador físico especializado à sua prática esportiva de preferência. Caso a atividade física venha a ser musculação e/ou qualquer prática realizada na academia, deve-se estar atento a um tênis de qualidade e adequado a sua pisada, além de roupas confortáveis que facilitem a transpiração e o resfriamento do corpo.

No verão muita gente corre para a academia em busca de transformação corporal. Quais as suas recomendações? Jedson Seixas - As pessoas acreditam que as academias funcionam como espaços milagrosos. Entretanto, toda atividade física deve estar associada à uma alimentação equilibrada, uma boa hidratação e uma rotina de descanso. Assim, alimentação e academia, será uma excelente associação à perda de peso.

Existem diferenças de treino para homens e mulheres? Jedson Seixas - Não. No entanto, as diferenças hormonais e estruturais precisam ser respeitadas. Assim, tem-se que observar as cargas de cada equipamento, bem como a intensidade, a duração e o volume de repetições de cada treinamento.

Qual a importância da atividade aeróbica? Jedson Seixas - O treino aeróbico, além de acelerar o metabolismo (auxilia no emagrecimento), também é importante para a melhora do condicionamento físico e das condições cardiovasculares. Além disso, melhora o humor e a qualidade do sono, combate a depressão, reduz a ansiedade, aumenta a autoestima e melhora o nível do colesterol HDL.

Atividades ao ar livre ou na academia? Onde obter melhores resultados? Jedson Seixas - O importante é fazer alguma atividade física e, independente do local para a sua realização, deve-se ter a orientação e/ou acompanhamento de um profissional especializado, a fim de se obter os seus objetivos e evitar lesões.

Suplementação e dieta podem ser feitos sem acompanhamento profissional? Jedson Seixas - Precisamos pensar que o nosso corpo é uma máquina e que máquinas precisam de manutenção. Assim, para que o corpo esteja em pleno funcionamento, tanto a dieta quanto a suplementação, devem ser acompanhadas por um profissional de nutrição.

Qual o segredo para quem quer viver um verão perfeito? Jedson Seixas - Prefiro dizer que moderação é a palavra de ordem. Assim, a continuidade de hábitos saudáveis com a realização de atividades físicas, alimentação equilibrada com muitas frutas, roupas leves e um bom protetor solar, garantirão um excelente verão.

Sobre o Sou Verão

Música e diversão são oferecidos pelo Sou Verão - projeto do Correio realizado com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sabin, Vitalmed e O Boticário. 

Nos dias 6 e 20 de janeiro, na Ribeira, e nos dias 13 e 27, no Farol da Barra, das 8h às 12h, o público pode se divertir com patins e longboard, com suporte de instrutores que atendem de forma gratuita, a partir de inscrições feitas no local. 

Quando o assunto é música, a programação em janeiro continua dia 6, com DJ Pureza e Pedro Pondé, dia 13, com Larissa Luz e Ministereo Público, e dia 20, com DJ Raiz e Àttooxxá. Os shows gratuitos acontecem no Largo da Mariquita – Rio Vermelho, sempre precedidos do aulão do FitDance, no mesmo local, a partir das 17h.