Os melhores aplicativos para você bombar nas fotos de Carnaval

Selecionamos oito apps para você ficar bem nos cliques e ganhar muitas curtidas no Instagram

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 06:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Raiane Nunes/@raianefotografia

Junte roupas coloridas com muito glitter, itens holográficos, filtros quentes e vibrantes e não esqueça dos efeitos retrô. Esses são elementos essenciais para bombar no Instagram nesse Carnaval. Aplicativos para smartphone também dão uma ajuda e tanto para quem quer garantir fotos incríveis na folia. Confira abaixo lista com aplicativos.

Se testar os ajustes das fotos não for o seu forte, aposte no VSCO Cam. “As predefinições (filtros) são muito legais e baseadas em edições profissionais”, explica a fotógrafa Marcella Figueiredo. Para mudar as configurações básicas, ela usa o Afterlight: “Traz um clima ‘gringo’ para as fotos. Mudanças em ajustes como contraste e claridade  ficam mais suaves nele”. No VSCO, o filtro preferido dela é o M5, que traz um tom quente acolhedor. “Junte-o com o granulado do Afterlight. A foto fica a cara do Verão e do Carnaval”, indica. Marcella aposta em tons quentes e cores vibrantes, como na foto abaixo.

Caprichar na edição pode garantir muitas curtidas e comentários. Para ajustes mais profissionais, o Adobe Lightroom CC é certamente a melhor opção."Editar em fotos é algo muito subjetivo. Mexa em todos os ajustes para ver o que dá certo. Como cada foto é diferente, não existe um padrão de edição", afirma o fotógrafo Lucas Araponga. Para o Verão, ele indica  efeitos quentes.  Além dos filtros e ajustes, na folia aposte nos efeitos vintage e retrô. “Funções que simulam cliques feitos em filme dão essa sensação. Carnaval envolve reencontros,  amigos e curtição. Elementos antigos têm tudo a ver com memórias e com esse conceito retrô. Fica bem hipster”, fala Marcella.   Os apps HUJI Cam (iOs) e KUJI Cam (Android), que simulam câmeras analógicas, estão em alta. Eles têm efeitos de luz diferentes e até data nas fotos - bem anos 90. O PicsArt possui efeitos de luz parecidos. Fernanda Paes Leme usou o HUJI Cam para clique com as amigas; note a data impressa e os efeitos luminosos (Foto: Reprodução) “O HUJI é legal porque cada foto fica única. Muita gente usa o PicsArt para dar esse efeito retrô”, conta a blogueira Ritielle Nunes (@ritiellenunes)."Já o A Color Story tem alguns efeitos grátis. Tem estrelas de luz que adoro e também o efeito flare (Bokeh) na lente, que está super em alta". Ela usa o Lightroom no computador, o VSCO no celular para acrescentar efeitos e o Facetune para deixar a foto  limpa. “Carnaval é alegria, brilho e colorido. Com luz boa, filtros e efeitos, dá para fazer fotos bafo”, diz. Se fotografar de noite, não use o flash do celular: “Peça para alguém segurar a lâmpada de outro aparelho  para controlar a luz”. Ritielle aposta nas cores vibrantes e poses para bombar nas fotos (Foto: Raiane Nunes/@raianefotografia) Apesar dos apps e efeitos ajudarem a melhorar as fotos, é preciso usá-los com parcimônia, como ensina Marcella. “O que realmente vai fazer a diferença é o olhar. Às vezes, menos é mais. Procure uma luz que banha melhor o corpo e capriche nas poses”, finaliza.

Arrase nas fotos da folia

Fácil ✪✪✪ Médio ✪✪ Difícil✪

Facetune Tem recursos de invejar qualquer  salão de beleza - pinta cabelos e até faz mudanças estéticas. Um dos mais bombados do momento é o Chromatic, que deixa as fotos com um efeito 3D (veja foto abaixo). Vá em Filtros, Lente e selecionar. Tem para Android e iOS. ✪✪ Afterlight Tem filtros interessantes e aplica luzes e texturas legais nas fotos, incluindo as que deixam registros,  parecendo fotos antigas. A granulação (abaixo) traz um aspecto vintage – o que está em alta no Verão. Combine-a com um filtro quente e arrase! ✪✪ Huji e Kuji Cam Esses são, sem dúvida, os apps do momento e prometem bombar no Insta durante o Carnaval. Simulam o efeito das câmeras analógicas antigas - um filme de 35mm - o que dá uma sensação de nostalgia para as fotos mais recentes. ✪ PicsArt Além de editar as  configurações básicas das fotos, com ele você pode colocar luzes, corações, estrelas, acrescentar texturas e mais. No Carnaval, aposte nas luzes (como na foto abaixo) para os efeitos retrô. Combine-as com um look bem brilhante. ✪✪✪ VSCO Cam Com filtros grátis e ferramentas poderosas, é excelente para melhorar fotos, pois tem filtros com predefinições comparáveis Às de profissionais. Para editar os cliques da folia escolha filtros quentes (foto) ou que valorizem as cores. ✪✪ A Color Story Tem ótimos filtros disponíveis. Para o Carnaval, aposte nos efeitos móveis - como vazamentos de luz, e os coloridos, que simulam borrões luminosos, estrelas (foto) e outras fofuras, opções que deixam as fotos mais vibrantes e com cores diferentes. ✪✪ Kirakira+ Quer brilhar ainda mais na folia? Esse é o seu aplicativo. Ele coloca glitter nas fotos e deixa tudo brilhante! Veja exemplo abaixo ✪