Oscar 2018 deve ir para A Forma da Água, apostam sindicatos

entretenimento
04.03.2018, 07:30:00
Produção disputa 13 estatuetas e é o líder de indicações ao prêmio (Foto: Divulgação)

Oscar 2018 deve ir para A Forma da Água, apostam sindicatos

O prêmio acontece nesse domingo (4) e será exibido no Brasil pela TV Globo (23h52) e pela TNT (20h30)

A Forma da Água deve ser anunciado como o Melhor Filme do Oscar 2018. Pelo menos é o que indicam as premiações dos sindicatos de classes de Hollywood, principais "termômetros" do evento da Academia. Existem quatro premiações dos Sindicatos e seus ganhadores têm o costume de levar para casa também a estatueta dourada. 

O longa dirigido por Guillermo del Toro é o favorito após ser a escolhido pelo Sindicato dos Diretores da América (DGA) e Sindicato dos Produtores da América (PGA), os dois maiores “videntes” da categoria principal do Oscar. Em 27 anos, o longa escolhido pelo PGA foi o melhor filme do Oscar 19 vezes. É que parte dos 7 mil membros votantes do Sindicato são da Academia. Belo e poético, A Forma da Água atesta o direito de amar.



Apesar disso, a corrida ainda não está garantida e que Três Anúncios para Um Crime tem chances. A Forma da Água foi esquecido entre os indicados a melhor elenco do Sindicato dos Atores (SAG). La La Land: Cantando Estações era o favorito da premiação em 2017, mas não foi lembrado pelo SAG e a estatueta ficou com Moonlight: Sob a Luz do Luar. Já Três Anúncios para um Crime, cujo elenco foi reconhecido pelo SAG, surge com uma esperança.

No entanto, o diretor do filme, Martin McDonagh, não foi indicado pela Academia, o que dificulta as possibilidades do longa. Desde o começo do Oscar (1927), apenas quatro filmes foram eleitos os melhores sem uma indicação pela direção.

Corra! ainda pode surpreender. O filme foi aclamado pela crítica e ganhou como melhor roteiro original no Sindicato dos Roteiristas da América (WGA) – prêmio cujo vencedor coincidiu com o melhor filme no Oscar nos últimos dois anos.

Corra! concorre na categoria de Melhor Filme
(Foto: Divulgação)

Conhecido por um algoritmo que prevê o vencedor de Melhor Filme no Oscar,  o site Trinkful aposta em A Forma da Água. Segundo a plataforma, o longa é o favorito com 47% de chance. Em segundo lugar, Três Anúncios Para um Crime (28%). Os outros filmes tem chances pequenas. Desde 1980, o Trinkful acertou 37 dos 38 vencedores do prêmio, errando apenas o de 2017 - a aposta do site era La La Land: Cantando Estações e Moonlight: Sob a Luz do Luar levou a estatueta.

Diretor e atuações
Vencedor do DGA, del Toro deve se tornar o terceiro cineasta mexicano a levar o Oscar. Desde 1948, o escolhido da associação só não foi o melhor diretor do Oscar sete vezes.

O diretor mexicano Guillermo del Toro no set de filmagem de A Forma da Água
(Foto: Divulgação)

Entre os atores, os escolhidos do SAG devem prevalecer em suas respectivas categorias no Oscar. Gary Oldman é favorito como melhor ator - apenas cinco vezes desde 1994 os escolhidos não coincidiram. A estatística é a mesma para a melhor atriz. Assim, Frances McDormand deve ganhar sua segunda estatueta.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas