Oscar 2018 deve ir para A Forma da Água, apostam sindicatos

O prêmio acontece nesse domingo (4) e será exibido no Brasil pela TV Globo (23h52) e pela TNT (20h30)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de março de 2018 às 07:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A Forma da Água deve ser anunciado como o Melhor Filme do Oscar 2018. Pelo menos é o que indicam as premiações dos sindicatos de classes de Hollywood, principais "termômetros" do evento da Academia. Existem quatro premiações dos Sindicatos e seus ganhadores têm o costume de levar para casa também a estatueta dourada.  O longa dirigido por Guillermo del Toro é o favorito após ser a escolhido pelo Sindicato dos Diretores da América (DGA) e Sindicato dos Produtores da América (PGA), os dois maiores “videntes” da categoria principal do Oscar. Em 27 anos, o longa escolhido pelo PGA foi o melhor filme do Oscar 19 vezes. É que parte dos 7 mil membros votantes do Sindicato são da Academia. Belo e poético, A Forma da Água atesta o direito de amar.

[[publicidade]] Apesar disso, a corrida ainda não está garantida e que Três Anúncios para Um Crime tem chances. A Forma da Água foi esquecido entre os indicados a melhor elenco do Sindicato dos Atores (SAG). La La Land: Cantando Estações era o favorito da premiação em 2017, mas não foi lembrado pelo SAG e a estatueta ficou com Moonlight: Sob a Luz do Luar. Já Três Anúncios para um Crime, cujo elenco foi reconhecido pelo SAG, surge com uma esperança.

No entanto, o diretor do filme, Martin McDonagh, não foi indicado pela Academia, o que dificulta as possibilidades do longa. Desde o começo do Oscar (1927), apenas quatro filmes foram eleitos os melhores sem uma indicação pela direção. Corra! ainda pode surpreender. O filme foi aclamado pela crítica e ganhou como melhor roteiro original no Sindicato dos Roteiristas da América (WGA) – prêmio cujo vencedor coincidiu com o melhor filme no Oscar nos últimos dois anos. Corra! concorre na categoria de Melhor Filme (Foto: Divulgação) Conhecido por um algoritmo que prevê o vencedor de Melhor Filme no Oscar,  o site Trinkful aposta em A Forma da Água. Segundo a plataforma, o longa é o favorito com 47% de chance. Em segundo lugar, Três Anúncios Para um Crime (28%). Os outros filmes tem chances pequenas. Desde 1980, o Trinkful acertou 37 dos 38 vencedores do prêmio, errando apenas o de 2017 - a aposta do site era La La Land: Cantando Estações e Moonlight: Sob a Luz do Luar levou a estatueta.Diretor e atuações Vencedor do DGA, del Toro deve se tornar o terceiro cineasta mexicano a levar o Oscar. Desde 1948, o escolhido da associação só não foi o melhor diretor do Oscar sete vezes. O diretor mexicano Guillermo del Toro no set de filmagem de A Forma da Água (Foto: Divulgação) Entre os atores, os escolhidos do SAG devem prevalecer em suas respectivas categorias no Oscar. Gary Oldman é favorito como melhor ator - apenas cinco vezes desde 1994 os escolhidos não coincidiram. A estatística é a mesma para a melhor atriz. Assim, Frances McDormand deve ganhar sua segunda estatueta.