Oscar 2019 é marcado por diversidade e empoderamento

Cerimônia acontece neste domingo (24), com transmissão de Globo e TNT

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 24 de fevereiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: fotos: divulgação

Uma é paupérrima, a outra riquíssima. Duas realidades diferentes e ainda assim  tão semelhantes entre si. Duas mulheres fortes que lutam pelas suas urgências. Dignidade, amor, respeito, segurança, paz, independência... Elas, a empregada doméstica mexicana Cleo e a rainha Anne da Inglaterra, conduzem a narrativa de Roma e A Favorita, os filmes com mais indicações no Oscar, 10 cada. Emma Stone e Olivia Colman em A Favorita A cerimônia de premiação, acontece hoje em Los Angeles, e tem transmissão ao vivo do canal pago TNT, a partir das 20h30, e na Globo/TV Bahia a partir das 23h57.

Personagem da estreante  Yalitza Aparicio, Cleo pauta a sutil discussão do comovente filme do diretor mexicano Alfonso Cuarón, premiado com o Oscar por Gravidade (2013), e produzido pela Netflix. É o favorito pela crítica e merece ganhar, mas resta saber se a Academia vai dar essa ousadia ao serviço de streaming e suas obras originais.

A tônica em Roma perpassa as relações entre patrões ricos e seu empregados no bairro homônimo da Cidade do México, onde o cineasta cresceu nos anos 1970, época de turbulências políticas no país. Mas a questão não se apresenta tão explícita e militante como no ótimo Quem Horas Ela Volta? (Anna Muylaert/2015).

Cuarón, que se baseou na história de sua própria família, trata a zona abissal que separa Cleo do resto dos personagens com elegância e sutileza.  Mesmo feito para rodar longe da telona, Roma é puro cinema. Um filme excelente,  que vale um segundo,  terceiro olhar. Até porque neste caso essa história de resignação não é linear, como se espera. Nem espere mensagens edificantes. Rami Malek em Bohemian Rhapsody Pareando com Roma na disputa pela maior quantidade de estatuetas, também com dez indicações, está a comédia dramática A Favorita, do diretor grego Yorgos Lanthimo. É um filme excentrico, como seu realizador, que intoxica o público diante de tanta suntuosidade.

Mulherio Para além da estranheza narrativa, escatológica por vezes ao mostrar os bastidores, digamos, pouco higiênicos, da nobreza da Inglaterra no século 18, A Favorita é um filme de mulheres marcantes, ambiciosas, poderosas. Literalmente, já que os homens são meros coadjuvantes.

Difícil saber quem está melhor, já que o trio de protagonistas está todo indicado. Numa atuação totalmente entregue à personagem, Olivia Colman é a rainha Anne, infantilizada, carente e muito sexualizada. Sempre esplêndida, Rachel Weisz vive uma duquesa com forte influência sobre a rainha. Manipuladora, dominatrix e amante da rainha, ela usa o que não era exatamente permitido às mulheres: a inteligência para angariar aliados para sua política de proteção ao país que tanto ama.

A terceira ponta deste triângulo surge uma Emma Stone segura de si, sedutora, que perde as posses da família e vislumbra na cama da rainha a chance de recuperar o status de lady. Uma vagaba deliciosa de se ver em sua falta de caráter e jogo de cintura para lidar com as cobras criadas do palácio. Juntando os três perfis, Yorgos Lanthimo cria uma obra potente e bastante pertinente como o momento das mulher no mundo. Suas atrizes, certamente, serão premiadas. Lady Gaga e Bradley Cooper em Nasce uma Estrela: dupla se apresentará ao vivo no Oscar Apresentadores Pela primeira vez em 30 anos, a festa do Oscar não terá um mestre de cerimônias fixo. O comediante Kevin Hart, um dos mais populares dos Estados Unidos, foi o escolhido, a princípio,  mas antigas mensagens com conteúdo homofóbico na conta dele no Twitter o obrigaram a desistir.

Como contrapartida, a Academia de Hollywood não para de divulgar grandes nomes para anunciar os premiados: Charlize Theron, Javier Bardem, Chadwick Boseman, Emilia Clarke, James McAvoy, Melissa McCarthy, Jason Momoa, Daniel Craig, Chris Evans, Whoopi Goldberg e Brie Larson são alguns.

Principais categorias

Filme  A Favorita, Roma, Vice, Pantera Negra, Green Book - O Guia, Nasce uma Estrela, Infiltrado na Klan, Bohemian Rhapsody Pantera Negra é primeira produção sobre super-herói indicada a melhor filme Diretor  Alfonso Cuarón (Roma), Spike Lee (Infiltrado na Klan), Yorgos Lanthimos (A Favorita), Pawel Pawlikowski (Guerra Fria), Adam McKay (Vice)

Ator  Bradley Cooper (Nasce uma Estrela), Rami Malek (Bohemian Rhapsody), Christian Bale (Vice), Willem Dafoe (No Portal da Eternidade), Viggo Mortensen (Green Book - O Guia)

Atriz Olivia Colman (A Favorita), Lady Gaga (Nasce uma Estrela), Glenn Close (A Esposa), Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?), Yalitza Aparicio (Roma)

Ator coadjuvante  Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?), Mahershala Ali (Green Book - O Guia), Adam Driver (Infiltrado na Klan), Sam Elliott (Nasce uma Estrela), Sam Rockwell (Vice)

Atriz coadjuvante  Regina King (Se a Rua Beale Falasse), Marina de Tavira (Roma), Amy Adams (Vice), Emma Stone (A Favorita), Rachel Weisz (A Favorita)

Roteiro original  Green Book - O Guia, Roma, No Coração das Trevas, A Favorita, Vice

Roteiro adaptado   Infiltrado na Klan, A Balada de Buster Scruggs, Se a Rua Beale Falasse, Nasce uma Estrela, Poderia Me Perdoar?

Animação Homem-Aranha no Aranhaverso, Os Incríveis 2, WiFi Ralph, Ilha de Cachorros, Mirai

Filme estrangeiro  Roma (México), Guerra Fria (Polônia), Assunto de Família (Japão), Cafarnaum (Líbano), Nunca Deixe de Lembrar (Alemanha)