Oscar 2022: Deserto Particular fica de fora de disputa de filme internacional

Longa de Aly Muritiba não está na lista dos filmes que avançam para próxima fase; nacional Seiva Bruta concorre a curta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 19:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta terça-feira (21) pré-listas de dez categorias, como melhor documentário e efeitos visuais. O filme de Aly Muritiba, Deserto Particular, selecionado em outubro pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para disputar uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2022, não aparece entre os 15 pré-selecionados de melhor filme internacional. Já o também brasileiro Seiva Bruta, de Gustavo Milan, vai para a próxima fase de votação com outros curtas.

Na pré-lista de melhor filme internacional, estão favoritos como o japonês Doraibu Mai Kâ (Drive My Car, em inglês), o iraniano Um Herói e o italiano A Mão de Deus. Com isso, os membros da organização que tiverem assistido aos 15 escolhidos poderão participar de uma segunda rodada de votação, que acontece entre 27 de janeiro de 2022 e 1º de fevereiro.

Os indicados finais serão anunciados com a lista completa da premiação, em 8 de fevereiro. O Oscar 2022 está previsto para acontecer em 27 de março.

Assita ao trailer de Deserto Particular:

Veja a pré-lista completa de melhor filme internacional:

Grosse Freiheit (Great freedom, em inglês) - Áustria Un Monde (Playground, em inglês) - Bélgica Lunana: A Yak in the Classroom - Butão Flugt (Flee, em inglês) - Dinamarca Hytti nro 6 (Compartment No. 6, em inglês) - Finlândia O Homem Ideal - Alemanha Dýrið (Lamb, em inglês) - Islândia Um Herói - Irã The Hand of God - A Mão de Deus - Itália Doraibu Mai Kâ (Drive My Car, em inglês) - Japão Colmeia - Kosovo Reze pelas Mulheres Roubadas - México Verdens Verste Menneske (The Worst Person in the World, em inglês) - Noruega Plaza Catedral - Panamá El Buen Patrón (The Good Boss, em inglês) - Espanha