Oscar muda regras e deixará de premiar séries documentais

Mudanças já entram em vigor a partir do Oscar do ano que vem

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2017 às 16:33

- Atualizado há um ano

Cena do documentário O.J. Made in America, vencedor do Oscar (foto/divulgação)A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que entrega o prêmio do Oscar, determinou novas regras para a categoria de documentário, em vigor a partir da edição do ano que vem. Segundo as novas diretrizes, séries documentais não poderão mais concorrer ao prêmio, o que teria inviabilizado a candidatura de uma obra como O.J.: Made in America, vencedora do prêmio em fevereiro deste ano.

O.J, dirigida por Ezra Edelman e produzida pelo canal ESPN, reconta a trajetória do ex-ator e atleta O.J. Simpson, condenado sob a acusação de ter matado a própria mulher. A obra é uma série, mas concorreu ao Oscar porque foi exibida nos cinemas, ainda que em circuito limitado –cada uma de suas partes estreou como um filme independente nas salas.

Para a 90ª edição do Oscar, a Academia também estipulou regras que abarcam outras categorias. Por exemplo, a partir do ano que vem todos os membros da Academia poderão votar na melhor animação em longa-metragem; antes, a categoria era decidida por uma fração especializada desse todo.

Também houve mudança na forma como a Academia irá creditar vencedores em categorias como melhor filme e melhor trilha sonora: em ambos os casos, aceitarão que profissionais (produtores e compositores, respectivamente) se candidatem como um "time criativo".