Outros Davis: conheça casos de outros jovens desaparecidos em Salvador

Mães denunciam o sumiço de cinco jovens baianos que teriam sido sequestrados por policiais; caso mais antigo é de 2010

  • Foto do(a) author(a) Alexandre Lyrio
  • Alexandre Lyrio

Publicado em 21 de abril de 2016 às 10:14

- Atualizado há um ano

A mãe de Davi Fiúza, Rute Fiúza, não mostra o rosto para as câmeras. Mas, quando encontramos com ela, há sempre semblante de indignação. O mesmo que pode ser visto em outras mulheres que tiveram seus filhos levados por policiais e nunca mais foram vistos. 

Quatro delas se reuniram em um grupo que procura incessantemente por seus “meninos”, mesmo que, no fundo, saibam que é muito difícil eles estarem vivos. As donas de casa Cleonice da Silva de Oliveira, 42 anos, e Lucy Moura Santos, 50, entraram em uma luta que parece interminável. 

O filho de Cleonice, Jean Carlos Oliveira da Silva, então com 19 anos, foi retirado de dentro de uma casa, em Canabrava, junto com os filhos de Lucy, Sérgio Luiz Santos Nascimento Júnior, 27, e Luiz Ricardo Santos Nascimento, 19. Os três foram colocados no fundo de um veículo. Nunca mais apareceram.Em maio de 2013, em Pirajá, Jean teve um desentendimento com o pai. Resolveu morar sozinho no imóvel alugado em Canabrava. Chamou dois amigos, os irmãos Sérgio Luiz e Luiz Ricardo. No dia 16 daquele mês, por volta das 3h, homens armados e usando brucutus desceram de vários carros, arrombaram o cadeado e invadiram a casa.

Testemunhas disseram às famílias que identificaram policiais fardados. Garantiram a uma das mães que viram viaturas da Operação Gêmeos e da Rondesp entre os carros. Na época, houve comentários de que os dois irmãos estavam envolvidos com roubos e que Jean “sobrou” porque estava com eles.

Os jovens não tinham passagem pela polícia. O desaparecimento deles foi denunciado à Polícia Civil e ao Ministério Público. Procuradas, as mães disseram na quarta-feira (20) que depuseram nos dois órgãos, mas não mais tiveram notícias de seus filhos.Cleonice Oliveira, mãe de Jean Carlos Oliveira da Silva, e Lucy Moura Santos, mãe de Luiz Ricardo Santos Nascimento e Sérgio Luiz Santos Nascimento, todos sequestrados em Canabrava (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)Dona Lucy acredita que Sérgio Luiz e Luiz Ricardo eram procurados porque testemunharam o assassinato. “Tavam sabendo demais”. Já Jean, diz a mãe, nunca se envolveu com o crime. “Ele foi morar sozinho porque brigou com o pai, mas não era envolvido”, garante.

Inicialmente, o caso era investigado pela 10ª Delegacia (Pau da Lima). A polícia e o Ministério Público foram procurados para comentar esse e os casos a seguir, mas não se posicionaram até o final da noite de ontem.Jovem foi perseguido e colocado em porta-malas no Alto do Cruzeiro No final da tarde de 25 de março de 2010, a dona de casa Mirian Cristina de Jesus, 49 anos, chegou em casa e não encontrou seu filho. Rildean de Jesus Santos, 19, não havia ido trabalhar com o pai naquele dia.

Se recuperava de uma sinusite. Foi quando os vizinhos alertaram a mãe de que homens armados o haviam colocado no fundo de um carro.

Mais cedo, Rildean ouviu tiros do lado de fora, no Alto do Cruzeiro, onde a família mora até hoje. A irmã alertou que não saísse. Mas o adolescente desobedeceu e deu de cara com um carro, que o perseguiu até a ladeira de Brotas, onde ele foi capturado.

“Disse que ele correu muito. Nunca mais tive notícia nenhuma. Só pode ter sido polícia. Bandido mata na hora e vai embora”. Adolescente saiu de casa para ir à lan house e sumiu no Nordeste de Amaralina Em 10 de maio de 2012, Matheus Silva Souza, 16 anos , só queria se divertir. Disse à mãe que ia em uma lan house, no Nordeste de Amaralina. Nunca mais voltou.

A Polícia Militar entrou no bairro naquele dia. Tanto que Matheus foi alertado por uma amiga da mãe que “os ‘homi’ tavam na área”.

“Disseram que colocaram ele na mala de um carro, mas não tinham certeza que foi polícia”, disse Ana Lúcia Conceição, cheia de receio.

Os pais registraram o caso no Departamento de Homicídios. Em agosto de 2014, a polícia informou que a própria mãe disse em depoimento que o filho havia se envolvido com traficantes.

Mas Ana Lúcia é justamente uma das integrantes do grupo de mulheres que procuram por seus filhos.

[[saiba_mais]]