Ovo de tubarão é fotografado no mar de Fernando de Noronha: 'Muito raro'

Registro foi considerado um 'achado' pelos pesquisadores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2021 às 12:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Renato Magalhães/Ciliares/Divulgação

Um raro ovo de tubarão foi fotografado pelo fotógrafo Renato Magalhães em Fernando de Noronha. O profissional, especialista em imagens subaquáticas, capturou a imagem do ovo de um indivíduo da espécie lixa durante mergulho na quinta-feira (26.

“Eu estava fazendo fotos do mergulho de batismo dos turistas e fiquei feliz porque encontrei a chamada cápsula de sereia, que é o ovo de tubarão. Achei divertido encontrar uma coisa diferente no mar”, contou o fotógrafo em entrevista ao G1.

A cápsula estava já sem o filhote de tubarão e foi entregue ao engenheiro de pesca e especialista em tubarões Leonardo Veras. O pesquisador ficou surpreso ao encontrar o objeto que, segundo ele, foi o primeiro que viu no mar em 31 anos de carreira. Todas as vezes, apesar de realizar mergulhos, ele só fez registros da bolsa de sereia na areia.

"Essa foto é um achado, é provável que o tubarão tenha nascido poucas horas antes, o material ainda está fresco”, declarou o pesquisador.

Veras explicou que tubarões têm vários tipos de reprodução, entre eles existem os animais que colocam ovos, entre eles o tubarão-lixa, mas os ovos não são como os de galinha, por exemplo.

“Esse material é chamado de cápsula ou bolsa de sereia, é como se fosse a casca de um ovo. A fêmea gesta. Na hora da eclosão, ela expele o ovo e a cria [ao mesmo tempo]”, contou Veras ao G1.