Pacientes da doença misteriosa começam a responder a questionário

Documento pode diagnosticar mistério que causou vermelhidão e coceira em 90 pessoas

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 22:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou a aplicar nessa terça-feira (23) o questionário que pode ajudar a desvendar a doença que já fez 90 vítimas em Salvador e região metropolitana. O documento tem cerca de 50 perguntas e foi elaborado por infectologistas e epidemiologistas.

Além do formulário, serão analisados exames de sangue e urina de pessoas infectadas. Haverá também perícia de insetos e ácaros colhidos no condomínio de Patamares, onde ocorreram 79 casos desde agosto.   Em nota, o Ministério da Saúde informou que tomou conhecimento do caso no dia 5 de outubro, quando a SMS foi notificada. De acordo com o Ministério, é possível afirmar que há "um surto de dermatose a ser esclarecido". 

Um dos responsáveis pela elaboração do questionário, o infectologista e professor da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Salvador, Antônio Bandeira, falou sobre a importância de conhecer os hábitos das pessoas afetadas, para tentar achar alguma pista que indique a causa das alterações na pele. Segundo ele, os moradores do condomínio começaram a responder as questões que, além da doença, buscam compreender hábitos de vida de cada infectado.“Fechamos toda a parte das variáveis que seriam incluídas no questionário e ele já começou a ser aplicado. Fizemos algumas modificações. São muitas questões que vão nos ajudar a desvendar a questão. Além de perguntar o que as pessoas estão sentindo de fato, vamos avaliar o que elas costumam fazer e os lugares que frequentam, por exemplo”, explica o médico.Outro responsável pela investigação é Gúbio Soares, virologista da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele recebeu amostras dos pacientes e está ajudando nas análises.

"Os médicos estão me encaminhando os pacientes para que eu colete as amostras e cheguemos a um diagnóstico. Estou com material de cinco pacientes, mas recebi outras essa semana. Por enquanto, todas deram negativo para doenças como zika e chikungunya. Ou seja, ainda não conseguimos nada. Estamos fazendo muitos testes. A amostra ficará aqui conosco para examinarmos. Faremos cultura de células, isolaremos o vírus e tentaremos descobrir do que se trata", explica.

"Como receberemos mais pacientes, teremos mais chances de identificar o problema. Quanto mais indivíduos, mais fácil a identificação", completa o especialista. CORREIO Gráficos Como a maioria dos casos registrados aconteceu em um mesmo condomínio, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde visitou pelo menos 500 casas da região de Patamares para tentar identificar e avaliar outras pessoas infectadas.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), além dos 79 casos registrados no bairro de Patamares, outras 11 pessoas foram afetadas nos bairros de Canabrava, Canela, Pau da Lima, Fazenda Grande II, Jardim das Margaridas, Dom Avelar, Cajazeiras e São Marcos, além de Lauro de Freitas. Dos 79 casos do condomínio, a Sesab informou só ter identificado seis. Outras quatro amostras ainda estão sendo analisadas pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Haverá ainda uma avaliação para identificar se parte dos casos tem ligação com uma questão ambiental, já que o condomínio que concentra a maior parte dos casos possui uma área verde de 305 mil m² dentro da própria estrutura, e está localizado ao lado do Parque Metropolitano de Pituaçu, um dos principais pontos da cidade com remanescentes de Mata Atlântica.Medidas Em "Informe Epidemiológico" divulgado nesta terça-feira (23) pelo Cievs, a pasta revelou as atividades que já foram realizadas [até sexta-feira (19)]  para agilizar o processo de conhecimento das causas da doença misteriosa. São elas: Identificação e investigação dos casos Reunião com síndicos, administradores e moradores no dia 10 de outubro das 19 às 21 hs com a participação de epidemiologistas, infectologistas e médicos veterinários da SMS e Fiocruz. Instalação de armadilhas luminosas (tipo CDC) por três noites na área de mata para avaliar a presença de mosquitos adultos, especialmente os veiculadores de arbovírus (dengue, Zika e chikungunya). Instalação de armadilhas (tipo ovitrampas) em 10 locais visando à atração de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, principais  mosquitos transmissores de arbovírus no Brasil. Captura e identificação de outros insetos (carrapatos, pulgas e ácaros) [em andamento]. Triagem e identificação dos insetos de importância médica [em andamento]. Elaboração do questionário epidemiológico (Nº. 01) para levantamento dos casos. Agendamento com síndicos e administradores para realização do levantamento dos casos. Levantamento dos casos existentes através do questionário epidemiológico Nº.01. Coleta de material para exame diagnóstico de 04 supostos casos. companhamento de resultados de exames laboratoriais de pacientes atendidos na rede hospitalar. Avaliação de casos por médico dermatologista [em andamento]. Reuniões com a equipe de trabalho para determinar a existência de um surto, identificar os casos, levantar hipóteses e propor medidas de controle. Investigação O Ministério da Saúde esclarece que no dia 05 de outubro de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) recebeu informações sobre a ocorrência, no bairro de Patamares, em Salvador, de indivíduos apresentando um quadro dermatológico a esclarecer. 

O Ministério reiterou que "os trabalhos de investigação têm sido realizados por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais epidemiologistas, sanitaristas, infectologistas, dermatologistas, biólogos e veterinários"  que compõe a equipe da SMS.   Ainda segundo o MS, a maioria dos casos identificados apresentou um quadro autolimitado com melhora espontânea. "Não houve evidências de transmissão pessoa-a-pessoa. Os relatos dos casos indicam que existe a 'sensação de picada', porém não é possível visualizar nenhum inseto".   "O MS, por meio da SMS, continua realizando o levantamento dos casos no bairro de Patamares, com coleta de material para diagnóstico laboratorial de alguns casos, continuidade da captura e identificação de outros insetos, da triagem e identificação dos insetos de importância médica, acompanhamento dos resultados laboratoriais, avaliação de casos por médico dermatologista e vigilância do surgimento de casos em outras localidades de Salvador". SMS e Sesab vão divulgar balanço parcial da doença misteriosa em coletiva à imprensa, marcada para acontecer na tarde dessa quarta-feira (23), no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde.