Padre Abel assumirá sábado (9) a Igreja do Rosário dos Pretos

Campanha pedia de permanência de antigo pároco, Lázaro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2019 às 23:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

No próximo sábado (9), às 19h, acontece na Catedral Basílica de Salvador a missa solene de posse do novo pároco da Basílica, Abel Pinheiro e os padres auxiliares Jonathan de Jesus da Silva e Nilton Francisco dos Santos. A celebração, presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, cardeal dom Murilo Krieger, será acompanhada pelo coro e orquestra Barroco da Bahia, regidos pelo mestre de Capela da Catedral, Hans Bönisch.

A paróquia da Sé compreende as capelas São Domingos de Gusmão; Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; Nossa Senhora da Ajuda, além do Palácio da Sé, que sediará o Centro Cultural e o museu, que vão contar a história da Igreja no Brasil, previstos para serem inauguradas em março deste ano.

Fiéis da Igreja do Rosário dos Pretos iniciando campanha para a permanência do pároco atual, Lázaro Silva Muniz - que deixa o comando hoje. Padre Lázaro ficou por sete anos no cargo. O movimento #ficapadrelázaro foi criado em dezembro e popularizada nas redes sociais, reunindo de intelectuais a antigos visitantes e fiéis, moradores do Centro Histórico, artistas, como Regina Casé e Fernando Guerreiro, e líderes religiosos.

Duas paróquias Abel continuará também como pároco de Sant´Ana, se dividindo entre as duas paróquiasParóquia da Sé compreende igreja do Rosário dos Pretos, onde  Padre Abel Padre Abel Pinheiro traz na sua bagagem grandes conquistas, como o projeto de reconstrução e restauro da Igreja do Santíssimo Sacramento de Sant´Ana, no Bairro de Nazaré, em Salvador, que levou 11 anos para ser concluído. A reinauguração aconteceu no ano passado.

Segundo ele, o convite para este novo desafio foi recebido com surpresa: “O cardeal me deu esta missão que assumi com muita alegria, orgulho e uma fé renovada. Nosso objetivo será intensificar o diálogo com a comunidade, fazermos o acolhimento à diversidade e primar pelo acolhimento”, disse ele. Para padre Jonathan, o convite também foi recebido com alegria pois este novo trabalho se adequa à sua visão pastoral: “Vamos trabalhar com arte, cultura, diversidade. A comunidade do entorno nos oferece um material humano espetacular para nós, que nos dedicamos aos cuidados da alma”, disse padre Jonathan.