Pai de Mayra Pinheiro, a Capitã Cloroquina, morre aos 77 anos

Com comorbidades, ele teve covid-19 e chegou a ser tratado com o chamado ‘kit covid’, sem eficácia contra a doença

Publicado em 5 de outubro de 2021 às 18:21

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Foto: Reprodução

Servidor aposentado da prefeitura de Fortaleza e pai da secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina, Francisco Cesar Pinheiro morreu nesta terça-feira (5), aos 77 anos, após complicações da covid-19.

Ele havia passado quatro meses internado em um hospital particular da capital cearense depois de contrair o novo coronavírus. Em agosto, recebeu alta, mas voltou ao hospital devido a um quadro de infecção urinária. Nesta terça, ele não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. O servidor aposentado tinha câncer de próstata e asma e, apesar do quadro, chegou a ser submetido ao uso de hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina, que compõem o chamado ‘kit covid’.

A informação foi confirmada em maio, quando Mayra depôs na CPI da Covid, e disse aos senadores que o pai dela tinha se tratado com os medicamentos, defendidos por ela para tratamento da doença, mas que comprovadamente não têm eficácia. 

"Meu pai, que ficou muito grave, ainda permanece internado na UTI. Meu pai tinha uma doença de base, um câncer de próstata; eu tive a doença, vários membros da minha família tiveram, e aqueles que se submeteram ao ‘tratamento precoce’, graças a Deus, todos evoluíram. Meu pai, a despeito do internamento na UTI, permanece vivo e nos próximos dias deverá voltar para casa”, declarou na ocasião.

O falecimento de Francisco Cesar Pinheiro foi confirmado por Mayra pelas redes sociais. "Que o Senhor Deus nos fortaleça nesse momento de despedida", lamentou numa postagem. Veja abaixo.