Pai se emociona ao ouvir voz da filha pela 1ª vez aos 35 anos; veja

Morador de Brasília, ele teve meningite na infância e ficou com surdez profunda

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 16:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O educador físico Eduardo Favaro, 35 anos, fez um implante ocular há cerca de um mês e recuperou parte de sua audição. O vídeo em que ele escuta pela primeira vez a voz da filha, Maria Eduarda, de 6 anos, viralizou na web. Ele também ouviu a mãe e a mulher se empolga ao perceber o som do coração. "Pode aumentar um pouco", pede.

Morador de Brasília, ele teve meningite com 1 ano e 8 meses e sofre de surdez profunda nos dois ouvidos desde essa época. Sua família não tinha outros surdos e ele sempre desejou ouvir como os parentes. Vários tratamentos foram feitos durante a infância e Eduardo aprendeu a ler, escrever e falar, mesmo praticamente sem ouvir. 

"Mesmo depois de várias tentativas em alguns centros especializados em audição e tendo resposta de que não teria possibilidade no meu caso, eu não perdi a esperança", explicou ao G1. Com a meningite, ele sofreu ossificação na parte interna do ouvido. Por conta disso, médicos se recusavam a operar o educador físico.

"Conheci o dr. Fayez (Bahmad), otorrinolaringologista referência no mundo na área] e ele foi o único médico que me deu esperança e confiança em realizar o procedimento cirúrgico de implante coclear. Fiz a cirurgia no dia 19 de outubro e foi bem sucedida, tendo resposta de todos os 22 eletrodos, que são colocados dentro da cóclea. Fiz somente de um lado, o direito. Aguardei ansioso o período de cicatrização e no dia 17 de novembro fiz a ativação", explica.

A cirurgia dura de duas a quatro horas e a alta, em geral, acontece já no dia seguinte. Um mês depois, por conta da cicatrização, é feita ativação do implante. O aparelho não precisa ser trocado ao longo da vida. O procedimento é pago por planos de saúde e também pelo SUS.