Paixão de Cristo de Nova Jerusalém estreia neste sábado; CORREIO acompanhou pré-estreia

Juliano Cazarré vive Jesus Cristo em tradicional montagem no interior de Pernambuco, que segue até dia 20

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2019 às 04:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Guga Matos/Empetur
Juliano Cazarré durante coletiva de imprensa por Foto: João Galdea/CORREIO

A ceia de Natal, em comemoração ao nascimento do Deus Menino, ainda não tinha sido 100% digerida, quando o elenco completo da 52a edição do espetáculo que conta a história da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, em Nova Jerusalém (município de Brejo da Madre de Deus), Pernambuco, se reuniu pela primeira vez para os ensaios iniciais da apresentação nesta Semana Santa. 

Para ocupar o maior teatro ao ar livre do mundo - com 100 mil metros quadrados, equivalente a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu a via crucis -, e surpreender as cerca de 50 mil pessoas que devem passar pelo local, deste sábado (13) até o Sábado de Aleluia (20), a turma deu o melhor de si numa apresentação só para convidados, realizada nesta sexta-feira (12), com a presença do CORREIO. Juliano Cazarré no momento da coroa de espinhos (Foto: Guga Matos/ Empetur) Este ano, a grande estrela do espetáculo é o ator Juliano Cazarré, estreante no papel de Cristo, o qual considera, desde já, o maior papel de sua carreira. No primeiro teste de fogo, para mais de 2 mil convidados, ele já mostrou que não faltará empenho para fazer os fiéis, de todo o Brasil, se emocionarem. 

O próprio ator admitiu a emoção de protagonizar a montagem. “Apesar de todo o sofrimento e de ser uma peça que exige muito do físico e do mental, é muito prazerosa. Mesmo quando eu to chorando, emocionado de verdade, lá atrás, o ator Juliano está feliz fazendo”, afirmou ele, durante coletiva de imprensa realizada após a pré-estreia. Segundo o artista, antes de assumir o posto, ele havia se reaproximado da religião católica, após um período de afastamento.

“Não é um papel que eu estou fazendo como se fosse mais um personagem. O que eu peço todas as noites (a Jesus) eh ‘me ajuda a fazer de uma maneira que te honre. To aqui pra ser seu instrumento’”, comentou ele, que foi aprovado pelo público. Espetáculo atraiu multidões (Foto: Guga Matos/ Empatur) Fizeram coro a aposentada Gilda Oliveira, 72 anos, e sua filha, a pesquisadora Ana Claudia Oliveira, 42, ambas católicas fervorosas que chegaram de Recife. “A gente tava comentando que ele tem sido um dos melhores que já vimos, nos últimos anos”, avaliou Gilda, em sua quinta vinda ao espetáculo. “Eu tinha a impressão que ele era muito forte, e que ficaria estranho, mas mudei de ideia. Achei ele muito bem, apesar de alguns pequenos ajustes que devem ocorrer”, complementou Ana, mais exigente. Ela admitiu que a atuação de Herodes lhe chamou mais a atenção.

Vivido pelo ator Ricardo Tozzi, o Rei Herodes também se empolgou com o resultado já na pré-estreia. Ele lembrou que um dia antes, sem público, nem mesmo os figurantes estavam tão empolgados. Mas quando rolou, pra valer, desta vez, algo mudou. O que não mudou, claro, foi a história, mas ele fez um exercício de imaginação para supor como seria o seu personagem se estivesse entre nós hoje em dia. 

“Se Herodes existisse hoje ele estaria postando foto de ouro no Instagram, mostrando a coroa. (...) Ele representa o que há de mais humano, terreno”, concluiu, também durante a coletiva.

Ao lado deles, um grande elenco torna a apresentação ainda mais atrativa. Destaque para atores consagrados como Priscila Fantin, que encarna Maria, e Gabriel Braga Nunes, como Pilatos; além de talentos da nova geração como Bruno Lopes, no papel do apóstolo João, e Nínive Caldas, no papel de Madalena.

[[galeria]]

Como comprar - Para quem chega para passar a Semana Santa em Pernambuco, os pontos de venda de ingressos do espetáculo estão espalhados por shoppings centers, agências de viagens e restaurantes. Nesses locais, as entradas podem ser adquiridas ao preço de R$ 100 a R$ 120, dependendo do dia. A meia entrada é válida para estudantes, público de até 14 anos, idosos e professores da rede estadual de Pernambuco. Gabriel Braga Nunes e Juliano Cazarré (Foto: Guba Matos/ Empatur) Em Recife, capital pernambucana, que fica a menos de 2h de carro de Nova Jerusalém, os pontos de compra de ingressos estão localizados nos Shoppings Recife e Riomar, Livraria Jaqueira e Luck Viagens. Já em Caruaru, cidade que fica no meio do caminho, as entradas podem ser adquiridas no Caruaru Shopping, Shopping Difusora, Fábrica da Moda, Lojas MC Rosal e Polo Caruaru.

Outra a opção é a compra pelo site oficial www.novajerusalem.com.br, que já estava disponibilizando ingressos desde dezembro. Neste caso, o valor da entrada pode ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

*O jornalista viajou para Pernambuco a convite da Empetur.