Assine

Palmeiras pode ser campeão hoje à noite; veja o que precisa


 

Invicto há 20 rodadas, time paulista também pode ajudar o Vitória

  • Da Redação

Publicado em 21/11/2018 às 13:29:00
Atualizado em 19/04/2023 às 04:19:06
. Crédito: SE Palmeiras / Divulgação

Líder do Brasileirão com 71 pontos e invicto há 20 jogos no campeonato, o Palmeiras está muito perto de conquistar o título, o que pode acontecer nesta quarta-feira (21), com duas rodadas de antecedência, quando o time paulista recebe o América-MG às 20h45 (horário da Bahia), no Allianz Parque, em São Paulo.

A chance de ser campeão antecipadamente envolve outros dois times, Flamengo e Internacional, respectivamente vice-líder com 66 pontos e terceiro colocado com 65. A combinação necessária é o triunfo contra o América-MG e que Flamengo e Inter não vençam.

O Flamengo joga no mesmo horário contra o Grêmio, quarto colocado, no Maracanã. O Internacional também joga em casa, no Beira-Rio, só que às 18h30 (da Bahia), contra o Atlético-MG.

O Palmeiras é recordista de títulos brasileiros. Tem nove, após a unificação feita pela CBF, que passou a considerar a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro. O Santos aparece em seguida, com oito, e o Corinthians tem sete.

O que o Vitória tem a ver com isso? Embora esteja na outra ponta da tabela, em 19º lugar, o Vitória também tem interesse no título antecipado do Palmeiras. Por dois motivos.

O primeiro é matemático, já que um triunfo palmeirense implica em derrota do América-MG, concorrente direto do Leão na briga contra o rebaixamento. O time mineiro é o 17º colocado, com 37 pontos, um a mais que o rubro-negro, em 19º.

O outro motivo é subjetivo. Se for campeão com antecedência, o Palmeiras chegará à última rodada, quando enfrenta o Vitória, sem necessidade de vencer, o que teoricamente pode ser bom para o clube baiano.