Papa Francisco determina desligamento de padre suspeito de violentar monges em MG

Responsável pelo Mosteiro Santíssima Trindade, Ernani Maia dos Reis abusou e violentou sexualmente oito monges

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2021 às 21:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

O padre Ernani Maia dos Reis, suspeito de assediar e violentar sexualmente oito monges do Mosteiro Santíssima Trindade, em Monte Sião (MG), entre os anos de 2011 e 2018, foi oficialmente desligado da Igreja Católica pelo papa Francisco, nesta sexta-feira (1º).

A decisão foi comunicada pelo arcebispo de Pouso Alegre (MG), dom José Luiz Majella Delgado. Ele informou que o papa Francisco "dispensou Ernani Maia dos Reis do celibato e de todas as demais obrigações inerentes ao estado clerical e decorrentes das Sagradas Ordens".

O caso veio à tona após uma reportagem do UOL que conversou com algumas das vítimas. Segundo os relatos, além de violentar oito monges, o padre assediou moralmente outras 11 pessoas que viviam sob sua autoridade, por meio de humilhações e agressões verbais. 

O Ministério Público de Minas Gerais já entrou com um pedido para que a Polícia Civil abra um inquérito policial para apurar o caso.

O comunicado do arcebispo ainda informa que Ernani já não atuava no mosteiro desde 2018, quando ele mesmo pediu um afastamento.