Papa lamenta que animais domésticos substituam os filhos

"A negação da paternidade e da maternidade nos diminui", afirmou

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2022 às 10:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo AFP

O Papa Francisco elogiou a paternidade e a adoção durante discurso nesta quarta-feira (5) no Vaticano. Ele ainda lamentou que muitas vezes animais de estimação acabem tomando lugar de filhos em famílias.

"Hoje vemos uma forma de egoísmo. Vemos que alguns não querem ter filhos. Às vezes têm um, mas têm cães e gatos que ocupam esse lugar", disse Francisco, em sua primeira audiência geral do ano.

Ele ainda pediu que as instituições facilitem processos de adoção, ajudando a realizar o sonho tanto das crianças que precisam de uma família como dos casais que querem ser pais. "A negação da paternidade e da maternidade nos diminui, tira nossa humanidade, a civilização envelhece", acrescentou.

Ele criticou a "dramática queda na taxa de natalidade" que acontece em vários países ocidentais, pedindo que as pessoas voltem a ter filhos, seja naturalmente ou pela adoção.

"Ter um filho é sempre um risco, seja natural, ou adotado. Mas mais arriscado é não ter. Mais arriscado é negar a paternidade, negar a maternidade, seja ela real, ou espiritual", reafirmou.